Meteorologia

  • 20 ABRIL 2024
Tempo
17º
MIN 15º MÁX 23º

Várias operações na Alemanha contra "círculos islâmicos"

A maioria das operações decorreu em Berlim, mas também foram realizadas buscas noutros pontos do país. As autoridades dizem que "não há um risco concreto de ataque".

Várias operações na Alemanha contra "círculos islâmicos"
Notícias ao Minuto

09:02 - 14/01/20 por Lusa

Mundo Alemanha

As buscas visaram "pessoas de origem chechena" ligadas a "grupos islâmicos" e decorreram em seis pontos de Berlim, mas também nos estados de BrandemburgoTuríngia e Renânia do Norte-Vestfália.

Os suspeitos têm idades compreendidas entre os 23 e os 28 anos. Num comunicado, a polícia de Berlim refere que os suspeitos observaram locais para um potencial ataque a realizar posteriormente. Um deles tinha fotografias no seu telemóvel de um dos locais que estudaram. 

As autoridades apreenderam armas brancas e dinheiro. Face às informações recolhidas no decurso destas operações, a polícia refere que "não há um risco concreto de ataque".

As autoridades alemãs estão em alerta para a ameaça islâmica que paira sobre o país desde o ataque com um camião no mercado de Natal, que foi reivindicado pelo grupo Estado Islâmico, que matou 12 pessoas em dezembro de 2016 em Berlim.

O autor, o tunisino Anis Amri, fugiu, mas chegou a ser baleado pela polícia italiana em Milão.

Desde então, as autoridades alemãs evitaram nove tentativas de ataque, incluindo duas em novembro de 2019, segundo dados do Departamento Federal de Polícia Criminal.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório