Várias operações na Alemanha contra "círculos islâmicos"

A maioria das operações decorreu em Berlim, mas também foram realizadas buscas noutros pontos do país. As autoridades dizem que "não há um risco concreto de ataque".

Notícia

©

Lusa
14/01/2020 09:02 ‧ 14/01/2020 por Lusa

Mundo

Alemanha

As buscas visaram "pessoas de origem chechena" ligadas a "grupos islâmicos" e decorreram em seis pontos de Berlim, mas também nos estados de BrandemburgoTuríngia e Renânia do Norte-Vestfália.

Os suspeitos têm idades compreendidas entre os 23 e os 28 anos. Num comunicado, a polícia de Berlim refere que os suspeitos observaram locais para um potencial ataque a realizar posteriormente. Um deles tinha fotografias no seu telemóvel de um dos locais que estudaram. 

As autoridades apreenderam armas brancas e dinheiro. Face às informações recolhidas no decurso destas operações, a polícia refere que "não há um risco concreto de ataque".

As autoridades alemãs estão em alerta para a ameaça islâmica que paira sobre o país desde o ataque com um camião no mercado de Natal, que foi reivindicado pelo grupo Estado Islâmico, que matou 12 pessoas em dezembro de 2016 em Berlim.

O autor, o tunisino Anis Amri, fugiu, mas chegou a ser baleado pela polícia italiana em Milão.

Desde então, as autoridades alemãs evitaram nove tentativas de ataque, incluindo duas em novembro de 2019, segundo dados do Departamento Federal de Polícia Criminal.

Partilhe a notícia

Escolha do ocnsumidor 2025

Descarregue a nossa App gratuita

Nono ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.

* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com
App androidApp iOS

Recomendados para si

Leia também

Últimas notícias


Newsletter

Receba os principais destaques todos os dias no seu email.

Mais lidas