Meteorologia

  • 25 ABRIL 2024
Tempo
13º
MIN 13º MÁX 19º

EUA: Navio russo aproximou-se "de forma agressiva" de contratorpedeiro

A Quinta Frota dos Estados Unidos referiu hoje que um navio russo se aproximou "de forma agressiva" do seu contratorpedeiro USS FArragut quando realizava uma operação de rotina no Mar Arábico, e que aumentou o risco de colisão.

Notícias ao Minuto

20:02 - 10/01/20 por Lusa

Mundo Mar Arábico

"O Farragut fez soar cinco toques curtos, o sinal marítimo internacional para o perigo de colisão, e pediu à embarcação russa para alterar o seu curso de acordo com as normas internacionais (...). Inicialmente negou, mas no final alterou o seu curso e os dois barcos distanciaram-se", explicou na sua conta na rede social Twitter.

A Quinta Frota, que controla as operações marítimas na região, alertou que o "atraso inicial" em cumprir com as normas internacionais e a sua manobra de aproximação "agressiva" elevaram o risco de colisão entre os dois navios de guerra.

Num vídeo difundido na mesma conta da rede social pode ver-se uma embarcação dirigindo-se rapidamente por detrás de outra, e quando está prestes a ocorrer o choque, desacelera e altera o rumo.

O Bahrein, um pequeno país insular do Golfo Pérsico, acolhe a Quinta Frota Naval dos Estados Unidos.

Segundo informações dos norte-americanos, a base e os efetivos da Armada aí deslocados permitem controlar as rotas marítimas que abrangem 20 países, desde o Golfo Pérsico até zonas do oceano Índico, passando pelo mar Vermelho e Golfo de Omã.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório