Meteorologia

  • 26 ABRIL 2024
Tempo
13º
MIN 12º MÁX 17º

Detida ativista que ia para Taiwan como observadora das eleições

As autoridades de Hong Kong detiveram uma ativista do partido pró-democracia Demosisto que procurava viajar para Taiwan na quinta-feira para acompanhar as presidenciais de sábado na ilha, indicou hoje o partido.

Detida ativista que ia para Taiwan como observadora das eleições
Notícias ao Minuto

07:50 - 10/01/20 por Lusa

Mundo Hong Kong

Lily Wong, de 26 anos, foi detida - e depois libertada sob fiança - pelo assalto ao Conselho Legislativo a 01 de julho e é acusada de "conspiração para cometer danos criminais", explicou o partido Demosisto numa publicação na rede social Facebook.

O secretário-geral do movimento, Joshua Wong, disse à agência de notícias Efe que a ativista estava a ir para Taiwan para participar nas eleições como observadora internacional.

Segundo o Demosisto, Lily Wong não sabia que a polícia de Hong Kong a havia incluído numa lista de pessoas procuradas.

"Pedimos a todas as pessoas envolvidas que tomem cuidado com detenções inesperadas nos postos de controlo de imigração", acrescentou o grupo.

Em 01 de julho, uma manifestação no aniversário da transferência da soberania britânica de Hong Kong para a China terminou num protesto sem precedentes, durante o qual centenas de jovens ocuparam à força e vandalizaram o parlamento da cidade.

Os protestos chegaram maciçamente às ruas de Hong Kong em 09 de junho, após uma controversa proposta de emendas à lei de extradição, já retirada pelo Governo, mas passaram a assumir-se como um movimento que reivindica a melhoria dos mecanismos democráticos em Hong Kong, e em oposição ao que os manifestantes consideram ser o autoritarismo de Pequim.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório