Meteorologia

  • 18 ABRIL 2024
Tempo
18º
MIN 16º MÁX 26º

Dakota do Norte publica lista do clero acusado de abusos sexuais

As duas dioceses católicas do estado da Dakota do Norte, nos Estados Unidos, publicaram hoje uma lista com os nomes de 53 membros do clero envolvidos em casos de abuso sexual de menores, segundo a Associated Press (AP).

Dakota do Norte publica lista do clero acusado de abusos sexuais
Notícias ao Minuto

22:09 - 02/01/20 por Lusa

Mundo Abuso sexual

De acordo com o bispo da diocese de Fargo, John Folda, citado pela AP, a lista é o resultado de uma "análise detalhada" de ficheiros a partir de 1950.

A lista incluiu 31 membros da diocese de Fargo, alguns dos quais não foram ordenados na Dakota do Norte, mas serviram nesse estado norte-americano, e 22 de Bismarck.

O bispo de Bismarck, David Kagan, referiu que não houve alegações sustentadas de abuso sexual de menores ocorridas depois de 1989.

"Apesar de uma denúncia ser demais, a Igreja reconhece estar partida devido às ações de uns quantos e reconhece a sua responsabilidade na cura e reconciliação", escreveu David Kagan no 'site' da diocese.

As dioceses da Dakota do Norte são a 148.ª e 149.ª nos Estados Unidos a publicar os nomes de membros do clero implicados em casos de pedofilia, de acordo com o cofundador da página "BishopAccountability.org", Terence McKiernan, que considera a publicação desta lista "um passo na direção correta", uma vez que constam nomes que o grupo ainda não tinha identificado.

"É uma pena que não tenhamos estes nomes há mais tempo, mas isto é bom", afirmou.

No entanto, Terence McKiernan e o presidente da Rede de Sobreviventes dos Abusados por Padres, Tim Lennon, referiram que era importante que as publicações incluíssem informações sobre o histórico de trabalho destes membros do clero, fotografias, as datas em que as acusações contra cada elemento foram feitas e que ações foram tomadas perante as alegações.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório