Meteorologia

  • 26 ABRIL 2024
Tempo
16º
MIN 12º MÁX 17º

Era fã de Star Wars e morreu para salvar outros. Agora, é um mestre Jedi

Riley Howell foi um herói nesta galáxia e agora é também um herói "numa galáxia muito, muito longe", numa homenagem feita pelos criadores de 'Star Wars'.

Era fã de Star Wars e morreu para salvar outros. Agora, é um mestre Jedi
Notícias ao Minuto

16:00 - 28/12/19 por Notícias Ao Minuto

Mundo Star Wars

Os criadores da saga 'Guerra das Estrelas' ('Star Wars') criaram uma personagem em homenagem ao estudante de 21 anos que perdeu a vida a tentar defender os colegas num tiroteio na Universidade da Carolina do Norte, em Charlotte, em abril deste ano.

Riley Howell era estudante naquela universidade, um cadete no exército norte-americano e um fã incondicional do universo criado por George Lucas. Morreu ao tentar parar um tiroteio, a 30 de abril, que resultou em mais um morto - um colega de turma de Howell.

O departamento da polícia de Charlotte-Mecklenburg indicou que Howell salvou vidas quando se atirou contra o atirador depois deste abrir fogo dentro de uma sala de aula. "Tens de correr, esconder e proteger-te ou então vais ter de lutar com o atacante. Como ele não podia correr nem esconder-se, fez a última opção" disse o chefe da polícia, Kerr Putney.

Lucas Seastrom, um porta-voz da Lucasfilm, produtora de 'Guerra das Estrelas', disse que tomou conhecimento da história de Howell através de uma família da sua cidade natal e que decidiu prestar-lhe assim homenagem: Ri-Lee Howell é o nome do novo mestre Jedi de 'Guerra das Estrelas'. A personagem já aparece no novo livro 'Star Wars: a Ascensão de SkyWalker – Dicionário visual', cujo lançamento coincidiu com a estreia do filme com o mesmo nome.

Notícias ao MinutoImagem do funeral de Riley Howell© Getty Images

A família de Howell recebeu uma carta da Lucasfilm um mês após a sua morte, onde escreviam que a coragem e o altruísmo do jovem são a inspiração de um mestre Jedi e anunciavam a criação do personagem, pedindo apenas que mantivessem a novidade em segredo até ao lançamento do livro (e do filme), que aconteceu agora em dezembro.

Ver esta publicação no Instagram

RILEY BABY YOURE A JEDI MASTER!!!!!!!!!! It’s official!!!!!!! So so SO much excitement to have my sweet Ri immortalized forever in the Star Wars universe that he loves so much. MERRY CHRISTMAS AND HAPPY BIRTHDAY TO YOU MY LOVE!!!!  (to explain, Lucasfilm sent us a letter a while ago about making him into a character in a Star Wars book in the future just didn’t realize it would be so soon AND so WONDERFUL!!!!! all bc of his story and his love of Star Wars!!!!)

Uma publicação partilhada por Laur  (@eastlesswaterr) a 22 de Dez, 2019 às 4:39 PST

O tiroteio terminou com duas vítimas mortais e quatro feridos. O atirador, identificado como Trystan Andrew Terrell, de 22 anos, foi detido por um polícia logo após ter disparado contra as vítimas e esconder-se numa das salas de aula da universidade. Não estava "no radar" das autoridades, disseram na altura.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório