Meteorologia

  • 19 ABRIL 2024
Tempo
16º
MIN 15º MÁX 21º

Presidente chinês chega hoje a Macau para dar posse a novo Governo

O Presidente chinês chega hoje em Macau para presidir às cerimónias do 20.º aniversário da transferência do território e dar posse ao novo Governo, estando previsto um encontro com o atual chefe do Executivo no primeiro dos três dias da visita.

Presidente chinês chega hoje a Macau para dar posse a novo Governo
Notícias ao Minuto

06:20 - 18/12/19 por Lusa

Mundo Xi Jinping

O avião aterrou no aeroporto internacional de Macau às 16:00 (08:00 em Lisboa).

De mão dada com a mulher, Peng Liyuan, Xi Jinping desceu às escadas do aparelho e cumprimentou o chefe do Governo cessante de Macau, Fernando Chui Sai On, o próximo chefe do executivo, Ho Iat Seng, o primeiro líder de Macau, Edmund Ho, e os secretários do atual Governo e vários responsáveis locais.

Dezenas de crianças, com ramos de flores nas mãos, agitavam bandeiras da China de de Macau, ao som da banda da Polícia de Segurança Pública.

Xi, de 66 anos, e a mulher, de 57, receberam também um ramo de flores cada, das mãos de duas crianças que os esperavam no final das escadas do avião e antes de percorrem uma passadeira vermelha, ao longo da qual cumprimentaram os vários responsáveis que ali se encontravam.

No final, o chefe de Estado chinês proferiu um breve discurso.

O Presidente chinês tem à sua espera uma cidade onde foram adotadas medidas de segurança excecionais nos últimos dias, mas com poucos sinais de estar em festa: o que sobra em decorações natalícias falta em bandeiras, tarjas e outros adereços que sinalizem o 20.º aniversário de Macau e a visita do Presidente chinês, a terceira numa década, com a população aparentemente alheada das comemorações.

De acordo com o programa da visita de Xi Jinping, o também líder do Partido Comunista Chinês (PCC) tem hoje um encontro com o atual chefe do Executivo da Região Administrativa Especial de Macau (RAEM), Fernando Chui Sai On, que cessa funções na sexta-feira.

No dia seguinte, Xi Jinping recebe os titulares dos principais cargos do Governo e individualidades de vários setores da sociedade de Macau, território administrado por Portugal até 19 de dezembro de 1999.

Na manhã de sexta-feira, Xi assistirá à cerimónia comemorativa do 20.º aniversário da RAEM e à tomada da posse do quinto Governo de Macau, que será liderado pelo ex-presidente da Assembleia Legislativa Ho Iat Seng.

Posteriormente, estão previstos no programa oficial encontros de Xi Jinping com os novos responsáveis do Executivo, do poder legislativo e do judicial. O líder chinês deixará Macau nesse mesmo dia.

Mais de 650 profissionais da comunicação social estão registados para fazer a cobertura da visita de Xi Jining a Macau, marcada por medidas de segurança excecionais.

As ligações marítimas de e para Hong Kong foram reduzidas e aumentaram os controlos aos passageiros. E desde terça-feira que as autoridades chinesas estão a proceder a controlos de segurança às viaturas que circulam na ponte Hong Kong-Zhuhai-Macau, numa ilha artificial.

Estas inspeções já resultaram em várias detenções e recusas de entrada no território, incluindo a jornalistas acreditados para a cobertura das cerimónias destes dias, segundo relatos dos próprios meios de comunicação social com quem trabalham.

Xi deverá anunciar em Macau medidas de aprofundamento da vertente financeira de Macau, com a criação de uma bolsa de valores imobiliários, garantindo terras para o território se desenvolver na China continental e conferindo-lhe políticas favoráveis ao setor financeiro, em pé de igualdade com a vizinha cidade Hong Kong, marcada há mais de meio ano por protestos pró-democracia que têm desafiado Pequim.

A China reassumiu o exercício da soberania sobre Macau em 20 de dezembro de 1999, após mais de 400 anos de administração portuguesa no território.

Com base no princípio "um país, dois sistemas", a RAEM mantém o sistema capitalista e os direitos, deveres e liberdades dos seus cidadãos até 2049, gozando de elevada autonomia em todas as áreas, à exceção da defesa e da diplomacia.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório