Meteorologia

  • 23 JANEIRO 2020
Tempo
MIN 8º MÁX 13º

Edição

EUA. Hacker acede a sistema de vigilância e fala com criança no quarto

Incidente aconteceu numa residência norte-americana. Empresa fabricante do sistema de videovigilância já fez saber que a intrusão não se deve a falha no equipamento.

Uma família norte-americana foi vítima de uma intrusão grave no sistema de videovigilância doméstico: um hacker conseguiu aceder à câmara instalada no quarto de uma criança de oito anos e usou o sistema de voz para falar com a menina.

Num vídeo arrepiante divulgado pela família, com o aval da tecnológica Ring, responsável pelo equipamento, pode ouvir-se o hacker a dizer à menina que é o Pai Natal. "Sou o teu melhor amigo, sou o Pai Natal, não queres ser a minha melhor amiga?", ouve-se, antes da menina começar a ficar assustada e chamar pela mãe.

Antes da progenitora chegar ao quarto, relata o Washington Post, o criminoso ainda tentou convencer a criança a destruir o quarto. O jornal norte-americano relata que o hacker dirigiu, ainda, insultos raciais à menina.

A mãe, Ashley LeMay, apercebeu-se da situação e acabou por desligar o equipamento.

"Não consigo sequer articular o mal que me sinto e quão mal se sentem os meus filhos", indicou a norte-americana à mesma publicação. "Fiz exatamente o oposto a acrescentar mais medidas de segurança. Coloquei os meus filhos em risco e não há nada que possa fazer para os relaxar. Não lhes posso dizer que sei quem é. Não lhes posso dizer que não vai aparecer cá em casa a meio da noite", acrescentou.

Ashley questiona há quanto tempo existe a falha de segurança. "Eles podem tê-las visto a dormir, a trocar de roupa. Eles podem ter visto várias coisas", indicou.

A tecnológica Ring, que pertence à Amazon, defende que a intrusão não está relacionada com a uma falha de segurança no equipamento, indicando que o hacker terá conseguido aceder ao sistema através da conta de utilizador da família e responsabilizando o cliente.

"Devido ao facto de os clientes usarem muitas vezes o mesmo nome de utilizador e palavra-chave para diferentes contas e subscrições, muitas vezes, pessoas mal intencionadas reutilizam credenciais roubadas ou divulgadas de outros serviços", indicou a Ring.

Recomendados para si

Seja sempre o primeiro a saber.
Acompanhe o site eleito pelo quarto ano consecutivo Escolha do Consumidor.
Descarregue a nossa App gratuita.

Apple Store Download Google Play Download

Campo obrigatório