Meteorologia

  • 28 MARçO 2024
Tempo
14º
MIN 11º MÁX 18º

Greta pede desculpa. "É o que acontece quando improvisas discursos"

A jovem ativista pelo clima Greta Thunberg pediu desculpa por dizer que os políticos devem ser colocados "contra a parede" após os críticos considerarem que ela estava a defender a violência.

Greta pede desculpa. "É o que acontece quando improvisas discursos"
Notícias ao Minuto

22:45 - 14/12/19 por Lusa

Mundo Greta

A sueca de 16 anos fez este comentário na sexta-feira, durante um discurso para jovens ativistas na cidade italiana de Turin.

Thunberg explicou mais tarde que tinha feito uma tradução literal do sueco em que a expressão que usou significava pedir responsabilidades. "Foi 'suinglês': 'att ställa någon mot väggen' (colocar alguém contra a parede) significa responsabilizar alguém."

Algumas vozes da direita nas redes sociais interpretaram o comentário de Greta como um apelo à violência contra os políticos.

"É o que acontece quando improvisas discursos numa segunda língua. Mas claro que peço desculpas se ninguém entendeu isso", escreveu hoje Greta Thunberg na rede social Twitter, sublinhando que tanto ela como o movimento que representa são contra todas as formas de violência. "Não seria preciso dizer, mas digo-o na mesma".

Thunberg disse à multidão em Turim que os líderes mundiais estavam a fugir das suas responsabilidades na luta contra as mudanças climáticas. "Temos de ter a certeza de que eles não conseguem fazer isso", disse a jovem ativista, acrescentando: "Vamos certificarmo-nos de que eles, que nós os vamos colocar contra a parede, e que eles terão de fazer o seu trabalho e proteger o nosso futuro".

Recomendados para si

;
Campo obrigatório