Brexit. Merkel diz que UE vai ter "um concorrente à porta"

A chanceler alemã, Angela Merkel, alertou hoje que a União Europeia (UE) passará a ter "um concorrente à porta", após a saída do Reino Unido da comunidade, em 31 de janeiro de 2020.

Merkel descarta candidatar-se a qualquer cargo na Europa depois de 2021

© Reuters

Lusa
13/12/2019 14:47 ‧ 13/12/2019 por Lusa

Mundo

Brexit

"Teremos um concorrente à nossa porta (...) isso também nos poderá encorajar a ser mais rápidos nas nossas decisões", disse Merkel, acrescentando que deposita esperanças nesta nova etapa da União Europeia, apenas com 27 países.

Horas antes, a chanceler alemã, Angela Merkel, felicitara Boris Johnson pela "vitória clara" nas legislativas britânicas, de quinta-feira, dizendo esperar uma "parceria estreita" entre os dois países.

"Parabéns Boris Johnson pela clara vitória. Aguardo com expetativa a continuação da nossa cooperação para a amizade e parceria estreita entre os nossos países", lê-se numa mensagem da chanceler publicada pelo seu porta-voz, Steffan Seibert, na rede social Twitter.

O Partido Conservador ('Tory'), de Boris Johnson, obteve na quinta-feira a maior vitória dos últimos 30 anos, elegendo 364 dos 650 membros da Câmara dos Comuns, reiterando a intenção de cumprir a promessa de retirar o Reino Unido da UE até 31 de janeiro do próximo ano.

Partilhe a notícia

Escolha do ocnsumidor 2025

Descarregue a nossa App gratuita

Nono ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.

* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com
App androidApp iOS

Recomendados para si

Leia também

Últimas notícias


Newsletter

Receba os principais destaques todos os dias no seu email.

Mais lidas