Meteorologia

  • 24 ABRIL 2024
Tempo
16º
MIN 13º MÁX 24º

Merkel felicita Boris Johnson e espera "parceria estreita"

A chanceler alemã, Angela Merkel, felicitou hoje Boris Johnson pela "vitória clara" nas legislativas britânicas e afirmou esperar uma "parceria estreita" entre os dois países.

Merkel felicita Boris Johnson e espera "parceria estreita"
Notícias ao Minuto

11:26 - 13/12/19 por Lusa

Mundo Reino Unido

"Parabéns Boris Johnson pela clara vitória. Aguardo com expetativa a continuação da nossa cooperação para a amizade e parceria estreita entre os nossos países", lê-se numa mensagem da chanceler publicada pelo seu porta-voz, Steffan Seibert, no Twitter.

Na mesma linha, o ministro dos Negócios Estrangeiros alemão, Heiko Maas, afirmou que a Alemanha quer que "o Reino Unido continue a ser um parceiro próximo após o 'Brexit', tanto no plano económico como no domínio da política externa e de segurança".

O ministro, do Partido Social-Democrata da Alemanha (SPD), membro da coligação com a União Democrata-Cristã (CDU) de Merkel, considerou mesmo que, um dia, os britânicos podem voltar a integrar a União Europeia (UE), se assim o desejarem.

"As portas da UE continuam naturalmente abertas à Grã-Bretanha", disse o ministro, que falava ao grupo de imprensa regional Funke.

Outra responsável do SPD, a eurodeputada Katarina Barley, manifestou por seu turno preocupação com a possibilidade de uma desintegração do Reino Unido na sequência das legislativas de quinta-feira.

"Estou muito preocupada com a possibilidade de uma desintegração do Reino Unido, dado que os opositores ao 'Brexit' são especialmente numerosos na Escócia ou ainda no País de Gales", disse Barley à rádio pública.

O Partido Conservador (Tory), de Boris Johnson, obteve na quinta-feira a maior vitória dos últimos 30 anos, elegendo 364 dos 650 membros da Câmara dos Comuns, enquanto o Partido Trabalhista (Labour), principal partido da oposição, conheceu a maior derrota do pós-guerra, elegendo 203 deputados.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório