Meteorologia

  • 19 MARçO 2024
Tempo
13º
MIN 12º MÁX 21º

McDonnell atribui derrota ao Brexit e remete consequências para amanhã

O dirigente do Partido Trabalhista, John McDonnell, atribuiu uma pesada derrota do Partido Trabalhista nas eleições legislativas britânicas de hoje, prevista por uma sondagem, ao 'Brexit' e disse que o líder, Jeremy Corbyn, vai ponderar as consequências na sexta-feira.

McDonnell atribui derrota ao Brexit e remete consequências para amanhã
Notícias ao Minuto

23:14 - 12/12/19 por Lusa

Mundo Reino Unido

"Penso que 'Brexit' dominou tudo. Esperávamos que poderíamos convencer com outras questões e que houvesse um debate mais alargado, mas estes resultados mostram que claramente não houve", afirmou à BBC.

McDonnell, ministro-sombra das Finanças e próximo de Jeremy Corbyn, admite que muitos eleitores quiseram votar para que fosse tomada uma decisão sobre o processo de saída da União Europeia, incluindo alguns que preferiam que o Reino Unido permanecesse na UE.

"Nós tivemos de acomodar os nossos membros que apoiaram a permanência, mas muitos de nós representamos regiões que votaram para sair. Foi esse o dilema que enfrentámos", justificou.

Sobre uma eventual demissão, disse que só seria tomada após os resultados finais, na sexta-feira de manhã.

"Tomaremos as decisões apropriadas e serão sempre no interesse do partido", garantiu.

O partido Conservador terá vencido as eleições legislativas no Reino Unido com uma maioria absoluta de 368 deputados, segundo uma sondagem comum divulgada hoje pelas três estações televisivas britânicas BBC, ITV e Sky.

A sondagem à boca das urnas indicou que o partido Conservador terá 368 deputados, o partido Trabalhista 191, o Partido Nacionalista Escocês 55, os Liberais Democratas 13 e o Plaid Cymru (nacionalistas galeses) três e os Verdes um assento.

A confirmar-se, estes números representam a pior derrota do Partido Trabalhista no pós-guerra, mais grave que aquela registada por Michael Foot em 1983, quando se ficou por 209 assentos no parlamento.

Uma maioria absoluta de 368 torna Boris Johnson no líder conservador com o melhor resultado eleitoral desde que Margaret Thatcher conseguiu eleger 376 deputados em 1987.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório