Meteorologia

  • 25 ABRIL 2024
Tempo
14º
MIN 13º MÁX 19º

Detidos na Dinamarca cerca de 20 suspeitos de planearem ataque terrorista

As autoridades dinamarquesas detiveram hoje cerca de 20 pessoas suspeitas de terem reunido material para produzir explosivos e tentarem adquirir armas para preparar um ataque terrorista, numa operação policial realizada em várias zonas do país.

Detidos na Dinamarca cerca de 20 suspeitos de planearem ataque terrorista
Notícias ao Minuto

19:37 - 11/12/19 por Lusa

Mundo Dinamarca

Em conferência de imprensa, Jørgen Bergen Skov, inspetor-chefe da polícia de Copenhaga, indicou que os detidos serão apresentados na quinta-feira num tribunal e um número indeterminado será acusado de terrorismo.

"Alguns [dos detidos] tinham reunido material para fabricar explosivos e tentaram adquirir armas", indicou a mesma fonte.

"Prendemos todos os que procurávamos, não há ninguém em liberdade", salientou Skov sobre a operação realizada em sete dos 12 distritos policiais da Dinamarca e nos quais cerca de 20 endereços foram registados.

Segundo o chefe de operações dos serviços de informação, Flemming Drejer, a operação foi lançada devido à suspeita de que "várias pessoas estavam a preparar um ataque com motivação islâmica militante".

"Esta operação não altera o nível de ameaça terrorista na Dinamarca, que permanece alta", acrescentou Drejer.

Não foram fornecidos detalhes sobre qual era o alvo ou quando ocorreria o ataque.

As autoridades dinamarquesas relataram ter impedido vários ataques extremistas nos últimos anos, incluindo os relacionados com a publicação num jornal em 2005, de 12 caricaturas de vários desenhadores retratando o profeta Maomé.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório