Meteorologia

  • 29 MARçO 2024
Tempo
12º
MIN 8º MÁX 15º

Vice da Comissão Europeia prefere que não haja acordo a um mau acordo

O vice-presidente da Comissão Europeia, Frans Timmermans, com responsabilidade no Pacto Ecológico europeu, afirmou-se hoje surpreendido com o ambiente positivo da Cimeira do Clima de Madrid, mas advertiu que prefere que "não haja acordo a um mau acordo".

Vice da Comissão Europeia prefere que não haja acordo a um mau acordo
Notícias ao Minuto

20:36 - 10/12/19 por Lusa

Mundo COP25

A 25.ª Conferência das Partes (COP25) da Convenção-Quadro das Nações Unidas sobre Alterações Climáticas, começou na semana passada e termina na sexta-feira e está agora na fase de "alto nível", com os responsáveis ambientais procurando desbloquear o artigo 6.º do Acordo de Paris sobre redução de emissões de gases com efeito de estufa, alcançado em 2015, que diz respeito ao mercado de carbono e ao método de medição.

Numa reunião com vários eurodeputados Frans Timmermans explicou que para já não se pode dizer que há "soluções concretas", pelo que se mantêm ativas as negociações com países como a China ou o Brasil, para os incluir num acordo.

E insistiu que de Madrid deve sair uma proposta que seja clara sobre esta matéria.

Sobre o Pacto Ecológico, que a Comissão Europeia apresenta na quarta-feira no Parlamento Europeu, o vice-presidente não revelou detalhes, apenas dizendo que servirá para refletir a ambição da União Europeia em relação à emergência climática, decretada pelo Parlamento Europeu em novembro.

A delegação do Reino Unido, presente na reunião, perguntou quando se vai incrementar essa ambição, porque há pouco tempo para chegar a resultados reais. Timmermans disse que é preciso "equilibrar" os níveis de ambição de todos os Estados membros e que o Pacto Ecológico será um guia imprescindível para assumir o desafio de reduzir a zero as emissões de gases com efeito de estufa em 2050.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório