Meteorologia

  • 29 MARçO 2024
Tempo
15º
MIN 8º MÁX 15º

Vulcão White Island. Turista filmou cratera pouco antes da erupção

Erupção do vulcão White Island já fez pelo menos cinco mortos, com pessoas ainda por localizar.

Notícias ao Minuto

10:05 - 09/12/19 por Notícias Ao Minuto

Mundo Vulcão White Island

Um dos turistas que passaram pela ilha White Island esta segunda-feira, antes da erupção, captou imagens da cratera do vulcão, que é dos mais ativos do país.  Não entrava em erupção, porém, desde 2001.

As imagens mostram fumo a sair da cratera, um nível de atividade que não é fora do comum naquele vulcão. A erupção, que aconteceu cerca de meia hora depois, terá sido "quase instantânea", segundo indicaram alguns especialistas à imprensa.

"Isto é tão difícil de acreditar. Toda a nossa excursão estava, literalmente, a caminhar na berma da cratera nem há meia hora", indicou o turista que publicou o vídeo. O homem indicou, através do Twitter, que saiu da ilha mesmo antes da erupção.

O número de vítimas mortais da erupção de um vulcão na Nova Zelândia foi entretanto revisto em alta para cinco, disse o vice-comissário de Operações Nacionais de Polícia John Tims em conferência de imprensa.

O responsável sublinhou, porém, que o número é ainda temporário, uma vez que existem "várias" pessoas desaparecidas - não é conhecido o número de pessoas ainda na ilha.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório