Meteorologia

  • 19 ABRIL 2024
Tempo
16º
MIN 15º MÁX 21º

Boris Johnson e Jeremy Corbyn enfrentaram-se no último debate televisivo

O primeiro-ministro britânico, Boris Johnson, e o rival trabalhista, Jeremy Corbyn, enfrentaram-se num último debate televisivo, transmitido na estação pública BBC a menos de uma semana das eleições legislativas de 12 de dezembro.

Boris Johnson e Jeremy Corbyn enfrentaram-se no último debate televisivo
Notícias ao Minuto

23:48 - 06/12/19 por Lusa

Mundo Reino Unido/Eleições

Os dois começaram por fazer breves declarações e depois responderam a perguntas da audiência representativa de diferentes opiniões políticas e origens geográficas, refletindo ainda o resultado do referendo sobre o Brexit de 2016, com uma pequena maioria de eurocéticos.

Enquanto que Boris Johnson começou pelo dilema que o país enfrenta nas eleições de quinta-feira relativamente ao Brexit e prometeu "pôr fim à paralisia", Corbyn evitou referir aquele tema para enfatizar a pobreza infantil e desigualdade social existente no país.

Várias perguntas centraram-se na questão da saída do Reino Unido da União Europeia, tendo Boris Johnson aproveitado para questionar o plano do Partido Trabalhista para negociar um novo acordo e submetê-lo a um novo referendo, com a opção para permanecer na UE.

"Não pode acabar com a incerteza no Brexit se não souber qual é o acordo que deseja fazer", alegou o primeiro-ministro, acusando o adversário de um "fracasso da liderança" por querer manter-se neutro e não tomar uma posição.

Corbyn respondeu que o plano é uma solução que pretende proteger postos de trabalho e relações comerciais com a UE e ao mesmo tempo dar aos eleitores uma palavra final, em vez de ser decidido pelos deputados.

"O país precisa de se unir e não pode continuar a negociar e a discutir consigo próprio", argumentou.

Sem momentos decisivos, destacaram-se intervenções de Boris Johnson, quando troçou de Corbyn e disse que vieram do "triângulo das Bermudas" os documentos que alegadamente mostram o interesse de empresas privadas norte-americanas no sistema público de saúde britânico, ou quando o líder trabalhista, a propósito do capitalismo, afirmou: "Fomos longe demais na economia de livre mercado e criámos muita desigualdade".

Uma sondagem instantânea divulgada pelo canal Sky News no final do debate indicou que 52% de uma amostra de espetadores concluiu que o líder conservador teve uma prestação ligeiramente melhor do que os 48% de Corbyn, resultado igual ao do primeiro debate televisivo, a 18 de novembro.

Porém, a mesma sondagem registou uma margem maior em termos de opinião sobre qual dos dois tem melhor perfil de primeiro-ministro, tendo 54% respondido Boris Johnson e 30% Jeremy Corbyn.

Ao longo de quatro semanas de campanha eleitoral, os estudos de opinião têm invariavelmente dado vantagem ao partido Conservador nas intenções de voto para as eleições, com uma vantagem em média de 10%, apontando para uma maioria absoluta dos tories.

As eleições de 12 de dezembro foram antecipadas para tentar romper o impasse político relativo ao Brexit em 2016, determinado num referendo em 2016, quando 52% dos eleitores britânicos votaram a favor da saída da UE.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório