Meteorologia

  • 26 ABRIL 2024
Tempo
13º
MIN 12º MÁX 17º

Caçador que disparou sobre cadela e arrastou-a perde licença de armas

O animal ficou gravemente ferido e acabou por morrer. Caçador justificou o ato com o facto de a cadela estar "abandonada".

Caçador que disparou sobre cadela e arrastou-a perde licença de armas
Notícias ao Minuto

19:59 - 05/12/19 por Fábio Nunes

Mundo Espanha

As autoridades espanholas suspenderam a licença de porte de armas e a espingarda a um caçador de Chantada, na Galiza, depois de este a ter usado para disparar sobre uma cadela perto de uma estrada, adianta o La Voz de Galicia. O caso está em foco em Espanha, depois de ter sido publicado um vídeo onde se vê o caçador a a arrastar a cadela, após ter disparado sobre o animal.

Alma, a cadela, foi levada para um hospital veterinário em Lugo, mas acabou por morrer. A Guardia Civil abordou posteriormente o caçador, que confessou ter disparado contra a cadela e justificou o ato com o facto da cadela estar “abandonada”. Acrescentou ainda que a cadela tinha dado à luz uma ninhada junto à sua propriedade.

O homem está a ser investigado por maus tratos a animais. A licença de porte de armas foi suspensa e a espingarda retirada, não só porque a investigação está em curso, mas também porque o caçador efetuou o disparo junto a uma estrada, algo que é proibido pela legislação que regula o uso de armas na Galiza.

O homem pode enfrentar uma pena entre os seis e os 18 meses de prisão, se for condenado por este crime. Algo que está a gerar contestação em Espanha, estando mesmo a decorrer uma campanha que pede o agravamento da moldura penal relativamente aos maus tratos a animais.

A campanha está a ser liderada pelo partido que defende os direitos dos animais, Pacma, que criou uma petição que pede a prisão do caçador e que já conta com mais de 188 mil assinaturas.

Os seis cachorros da cadela Alma encontram-se bem e estão sob os cuidados de Tamara, uma assistente veterinária de Vilalba.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório