Procurar

Desmantelada rede neonazi em Itália com ligações a Mário Machado

Autoridades italianas anunciaram a detenção de 19 pessoas que pretendiam criar uma rede europeia neonazi. Uma das pessoas detidas, uma mulher de 26 anos, esteve em Lisboa no verão passado para participar numa conferência organizada pela extrema-direita.

Desmantelada rede neonazi em Itália com ligações a Mário Machado

© Reuters

Melissa Lopes
28/11/2019 23:42 ‧ há 5 anos por Melissa Lopes

Mundo

Itália

A polícia italiana deteve 19 pessoas de extrema-direita que pretendiam criar um partido neonazi. Nas buscas levadas a cabo por todo o país, as autoridades apreenderam armas, explosivos, bandeiras nazi e livros sobre Hitler e Mussolini. 

De acordo com a investigação - denominada 'Black Shadows' [Sombras Negras, em português] -, os suspeitos tinham a intenção de criar um partido abertamente pró-nazi, xenófobo e antissemita chamado Partido Nacional-Socialista Italiano do Trabalho. 

Os membros tinham ligações a outros grupos neonazis fora do país. Um deles foi a Nova Ordem Social, organização fundada por Mário Machado. 

A líder da rede agora desmantelada é uma mulher de 50 anos de Pádua, no norte de Itália, funcionária na administração pública e sem registo criminal. 

Outra das suspeitas, uma mulher de 26 anos da Sicília, e chegou a vencer o concurso de beleza 'Miss Hitler'. Em agosto último, esteve em Lisboa a discursar numa conferência organizada pela extrema-direita, escreve o The Guardian. 

Partilhe a notícia

Escolha do ocnsumidor 2025

Descarregue a nossa App gratuita

Nono ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.

* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com

Recomendados para si

Newsletter

Receba os principais destaques todos os dias no seu email.

IMPLICA EM ACEITAÇÃO DOS TERMOS & CONDIÇÕES E POLÍTICA DE PRIVACIDADE

Mais lidas

1

2

3

4

5

6

7

8

9

10