Meteorologia

  • 25 ABRIL 2024
Tempo
18º
MIN 13º MÁX 19º

Desmantelada rede neonazi em Itália com ligações a Mário Machado

Autoridades italianas anunciaram a detenção de 19 pessoas que pretendiam criar uma rede europeia neonazi. Uma das pessoas detidas, uma mulher de 26 anos, esteve em Lisboa no verão passado para participar numa conferência organizada pela extrema-direita.

Desmantelada rede neonazi em Itália com ligações a Mário Machado
Notícias ao Minuto

23:42 - 28/11/19 por Melissa Lopes

Mundo Itália

A polícia italiana deteve 19 pessoas de extrema-direita que pretendiam criar um partido neonazi. Nas buscas levadas a cabo por todo o país, as autoridades apreenderam armas, explosivos, bandeiras nazi e livros sobre Hitler e Mussolini. 

De acordo com a investigação - denominada 'Black Shadows' [Sombras Negras, em português] -, os suspeitos tinham a intenção de criar um partido abertamente pró-nazi, xenófobo e antissemita chamado Partido Nacional-Socialista Italiano do Trabalho. 

Os membros tinham ligações a outros grupos neonazis fora do país. Um deles foi a Nova Ordem Social, organização fundada por Mário Machado. 

A líder da rede agora desmantelada é uma mulher de 50 anos de Pádua, no norte de Itália, funcionária na administração pública e sem registo criminal. 

Outra das suspeitas, uma mulher de 26 anos da Sicília, e chegou a vencer o concurso de beleza 'Miss Hitler'. Em agosto último, esteve em Lisboa a discursar numa conferência organizada pela extrema-direita, escreve o The Guardian. 

Recomendados para si

;
Campo obrigatório