Meteorologia

  • 18 ABRIL 2024
Tempo
24º
MIN 16º MÁX 26º

As imagens do devastador sismo que abalou a Albânia

O abalo foi sentido às 4h da manhã locais (3h em Lisboa) e fez pelo menos 16 mortos e 600 feridos, segundo o mais recente balanço oficial.

Notícias ao Minuto

06:37 - 26/11/19 por Filipa Matias Pereira

Mundo Sismo

Um terramoto de magnitude 6.4 na escala de Richter abalou a Albânia, na madrugada desta terça-feira. O sismo foi registado pelas 4h da manhã locais (3h em Lisboa) e foi seguido, alguns minutos depois, por vários tremores secundários, incluindo um de magnitude 5.3, segundo o Centro Sismológico Euro-Mediterrânico.

A porta-voz do Ministério da Defesa, Albana Qehajaj, citada pela Reuters, revelava esta manhã que havia sete vítimas mortais e que os corpos de duas mulheres foram encontrados nos escombros de um bloco de apartamentos na vila de Thumanë, no norte do país. Para além disso, um homem de 50 anos morreu na cidade de Kurbin, depois de ter entrado em pânico e de ter saltado de um prédio. 

Os corpos de outras três vítimas, adiantou a mesma fonte, foram encontrados nos escombros de dois prédios que desabaram em Durrês, sendo que um deles é um hotel de três andares.

O número de vítimas mortais foi entretanto revisto em alta para 13 num primeiro momento, e para 16 num segundo. A cifra de feridos mantém-se em 600.

Técnicos de emergência enviados para o local deram conta à imprensa regional que uma das vítimas mortais é uma mulher idosa que conseguiu salvar o neto, protegendo-o com o seu corpo. A sétima vítima é uma pessoa que morreu no noroeste de Lezhë, numa estrada isolada, atingida pelos escombros. 

O ministro da Saúde, Ogerta Manastirliu, disse que cerca de 300 feridos já foram transferidas para hospitais em Durres, Tirana e Thumane, mas que espera ainda mais feridos.

O presidente da AlbâniaIlir Meta, afirmou que a situação na cidade de Thumane, mais próxima do epicentro, é "muito dramática" e que estão a ser feitos todos os esforços para tirar as pessoas dos escombros.

Enquanto decorrem as operações de busca e salvamento, sabe-se que há várias pessoas que aguardam pela chegada dos meios de emergência. À News24 TV, um homem que não foi identificado revelou que a filha e a sobrinha estavam bem, mas presas num prédio que desabou em Durrês. "Conversei com a minha filha e a minha sobrinha ao telefone. Elas disseram que estão bem e estão à espera do resgate. Mas não consegui falar com minha esposa", lamentou. 

O epicentro do sismo foi registado a 10 quilómetros de Shijak, entre Durrës e a capital, Tirana. As fotos captadas pela objetiva da Reuters dão conta da dimensão da tragédia, como pode conferir na galeria. 

Entretanto, já na manhã desta terça-feira, a vizinha Bósnia sofreu também um terramoto de 5.4, que atingiu o sudeste da capital e sacudiu Sarajevo. 

[Notícia atualizada às 14h04]

Leia Também: Bósnia sofre abalo sísmico de 5.4 após terramoto na Albânia

Recomendados para si

;
Campo obrigatório