Meteorologia

  • 24 ABRIL 2024
Tempo
19º
MIN 12º MÁX 24º

Aumentou para 16 número de mortos em sismo na Albânia

O número de mortos causados pelo sismo de magnitude 6,4 na escala de Richter que atingiu esta madrugada a Albânia aumentou para 16, indicou hoje um novo balanço fornecido pelo Ministério da Defesa albanês.

Aumentou para 16 número de mortos em sismo na Albânia
Notícias ao Minuto

14:04 - 26/11/19 por Lusa

Mundo Albânia

O último balanço que dava conta de 13 mortos foi atualizado. O Ministério da Saúde albanês informou, por sua vez, que mais de 600 pessoas ficaram feridas, nove delas em estado muito grave, na sequência do forte abalo que foi seguido por quatro réplicas.

O primeiro abalo, com uma magnitude 6,4 na escala de Richter, foi registado às 03:54 locais (01:54 de Lisboa), tendo sido seguido de quatro réplicas com magnitudes entre os 4,8 e os 5,4 da mesma escala.

Várias equipas de resgate continuam no terreno à procura de sobreviventes entre os escombros de edifícios habitacionais que não conseguiram resistir ao abalo.

As equipas, segundo descrevem as agências internacionais, estão a recorrer a retroescavadoras para remover os escombros.

A agência norte-americana Associated Press (AP) relatou que cerca de 400 elementos das forças militares albanesas estão a montar tendas em duas cidades do país para abrigar provisoriamente os desalojados.

Segundo a AP, pelo menos três prédios de apartamentos colapsaram na sequência do sismo, que ocorreu numa altura em que a maioria das pessoas estava a dormir.

"É um momento dramático durante o qual devemos de preservar a calma, temos de apoiar-nos uns aos outros para enfrentar este choque", declarou o primeiro-ministro da Albânia, Edi Rama.

A União Europeia (UE) ofereceu-se hoje, entretanto, para ajudar a Albânia.

Em comunicado, a UE disse estar "pronta para ajudar a Albânia", tendo já mobilizadas "três equipas de busca e salvamento" que irá enviar para ajudar as autoridades albanesas.

A mesma nota informou ainda que a Itália, a Grécia e a Roménia já enviaram equipas de busca e salvamento.

Poucas horas depois do tremor de terra na Albânia, um outro sismo com uma magnitude preliminar de 5,4 na escala de Richter foi registado na "vizinha" Bósnia-Herzegovina, nomeadamente a sudeste da capital bósnia, tendo sido sentido em Sarajevo.

Não há, até ao momento, informações sobre vítimas e os relatos disponíveis apontam para pequenos danos materiais.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório