Polícia da Geórgia carrega contra manifestantes que bloqueiam parlamento

A polícia de intervenção da Geórgia carregou hoje, com o apoio de canhões de água, contra as centenas de manifestantes da oposição que desde domingo bloquearam os acessos do parlamento para exigir a destituição do Governo.

Notícia

© Reuters

Lusa
18/11/2019 17:11 ‧ 18/11/2019 por Lusa

Mundo

Geórgia

Depois das 17:00 locais (13h00 em Lisboa), os polícias, equipados com escudos e capacetes, começaram a avançar e a deslocar os manifestantes dos acessos do parlamento.

Nas laterais do edifício, a polícia usou um canhão de água contra os manifestantes que estavam sentados na rua a tentar impedir o avanço da polícia de intervenção.

Com gritos de "Geórgia! Geórgia!" os opositores tentaram, sem sucesso, resistir à carga da polícia de choque e foram obrigados a recuar.

Segundo dados preliminares fornecidos pela televisão local, pelo menos dez pessoas foram detidas.

A oposição tem-se manifestado na capital desde a passada quinta-feira, quando o parlamento rejeitou aprovar uma emenda constitucional para reformar o sistema eleitoral para que os legisladores sejam eleitos através de um sistema proporcional.

No domingo, milhares de opositores interromperam o tráfego na principal avenida de Tbilissi, a Rustaveli, e instalaram um acampamento perto da sede do parlamento, onde mais de 200 manifestantes passaram a noite apesar das baixas temperaturas, de cerca de zero graus Celsius.

A embaixada dos Estados Unidos e a representação da União Europeia (UE) emitiram uma declaração, no domingo à noite, pedindo ao Governo e à oposição que dialoguem e respeitem a Constituição.

Ao mesmo tempo, constataram a deceção de grande parte da opinião pública devido ao facto de o parlamento não ter sido capaz de adotar o sistema eleitoral proporcional, um objetivo considerado "um importante avanço na democracia georgiana".

 

Partilhe a notícia

Escolha do ocnsumidor 2025

Descarregue a nossa App gratuita

Nono ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.

* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com
App androidApp iOS

Recomendados para si

Leia também

Últimas notícias


Newsletter

Receba os principais destaques todos os dias no seu email.

Mais lidas