Guarda florestal e ajudante de motorista mortos em ataque na RDCongo

Um guarda-florestal e um ajudante de motorista morreram quando a coluna de veículos onde seguiam no Parque Nacional Virunga foi atacada por grupos armados no leste da República Democrática do Congo (RDCongo), foi hoje anunciado.

General Mokoko condenado a 20 anos de prisão

© Reuters

Lusa
14/11/2019 23:57 ‧ 14/11/2019 por Lusa

Mundo

Violência

com grande tristeza que o Parque Nacional Virunga anuncia a morte do guarda Kambale Kasuki Jean Aimé na Estrada Nacional 2 perto de Ngwenda, em Kivu Norte", refere o parque em comunicado.

Segundo o documento, a morte do guarda-florestal ocorreu na noite de quarta-feira, quando a coluna de veículos onde seguia foi atacada por homens armados.

"Um ajudante de motorista também morreu durante o ataque. Um outro guarda foi ferido, mas não corre risco de vida", acrescenta.

Um total de 176 guardas-florestais foram mortos no desempenho de sua missão de proteção ambiental, de acordo com um balanço do Parque Nacional Virunga, divulgado em março.

Encerrado durante nove meses devido à morte de nove pessoas, incluindo um guarda-florestal, o parque foi reaberto ao público em fevereiro após uma avaliação satisfatória da segurança.

Localizado na fronteira com Ruanda e Uganda, o Parque Nacional de Virunga estende-se por 7.800 km2 na província de Kivu Norte, que é uma zona com diversas milícias e grupos armados.

 

 

Partilhe a notícia

Escolha do ocnsumidor 2025

Descarregue a nossa App gratuita

Nono ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.

* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com
App androidApp iOS

Recomendados para si

Leia também

Últimas notícias


Newsletter

Receba os principais destaques todos os dias no seu email.

Mais lidas