Meteorologia

  • 26 ABRIL 2024
Tempo
13º
MIN 12º MÁX 17º

De Londres a Sidney sem parar. Voo comercial mais longo já está no ar

Cinquenta pessoas viajam de Londres a Sidney.

De Londres a Sidney sem parar. Voo comercial mais longo já está no ar
Notícias ao Minuto

15:53 - 14/11/19 por Sara Gouveia

Mundo Qantas

São 19 horas e 17 minutos, 17.800 quilómetros, 100 toneladas de combustível e não um mas dois nasceres do sol. Esta é a descrição do novo voo comercial mais longo do mundo que está a decorrer à medida que escrevemos. O voo partiu pelas 6h desta quinta-feira do aeroporto de Heathrow e vai neste momento em cerca de nove horas de viagem.

A companhia aérea australiana Qantas é a impulsionadora deste voo de pesquisa que leva 50 pessoas de Londres, no Reino Unido, a Sidney, na Austrália, sem paragens. O aparelho escolhido para esta viagem foi o Boeing 787-9 Dreamliner chamado 'Longreach', com o código QF7879.

A viagem insere-se no 'Project Sunrise' da Qantas, que tem como objetivo de introduzir voos de longo curso diretos entre Sidney-Londres e Sidney-Nova York até 2022. Este é o segundo de três voos experimentais. O primeiro foi realizado entre Nova Iorque e Sidney em outubro deste ano e que percorreu 16 mil quilómetros e durou mais de 19 horas.

A rota de Londres, apesar de percorrer uma maior distância deverá na verdade ser mais rápido, devido aos ventos favoráveis e uma rota otimizada que atravessa o espaço aéreo russo, cazaque e chinês.

Os padrões de sono, movimentos, consumo de alimentos e uso de entretenimento dos passageiros vão ser monitorizados e os dados serão entregues a investigadores do Centro Charles Perkins, uma unidade de pesquisa médica da Universidade e Sidney, que irá estudar de que forma este voo de longo curso interfere com a saúde, bem-estar e relógio biológico dos envolvidos.

Além disso, os pilotos e a tripulação vão estar a ser observados por uma equipa da Universidade Monash de Melbourne que vai verificar os níveis de melatonina, a hormona que influencia os ciclos do sono, antes, durante e depois do voo.

Todos os resultados serão usados pela companhia para pedir autorização às autoridades australianas para realizar o serviço de forma permanente.

O voo deverá chegar a Sidney por volta das 12h30 de sexta-feira (01h30 em Lisboa).

Recomendados para si

;
Campo obrigatório