Bombeiros enfrentam o inferno das chamas para salvarem vidas na Austrália

Os fogos florestais já fizeram três mortos e há sete pessoas desaparecidas. O pior ainda pode estar por vir.

NotíciaVídeo

© Davidson Rural Fire Brigade/Facebook

Fábio Nunes
11/11/2019 08:46 ‧ 11/11/2019 por Fábio Nunes

Mundo

Incêndios Austrália

Os fogos florestais em New South Wales e em Queensland, na Austrália, continuam descontrolados e o cenário, que já é catastrófico, pode agravar-se ainda mais nos próximos dias. Em New South Wales, por exemplo, há registo de 64 incêndios, dos quais 40 não estão controlados.

Um vídeo publicado pelos bombeiros de Davidson ilustra aquilo que os bombeiros têm de enfrentar na árdua batalha contra as chamas e na tentativa de salvarem pessoas.

As imagens captadas através de uma câmara no tablier de uma das carrinhas desta corporação dos bombeiros mostra o “comportamento extremamente desafiante do fogo que as equipas no terreno têm de enfrentar”. Neste caso, os bombeiros dirigem-se a zonas mais remotas, rodeados por chamas, para procurarem pessoas que vivem em propriedades mais afastadas e no meio da floresta.

“A água que vêem a descer pelo para-brisas é dos sprays que fazemos para evitar que a carrinha se incendeie nesta situações”, explica a corporação na sua conta de Facebook.

Os incêndios florestais já fizeram três mortos e sete pessoas estão desaparecidas. Cerca de 100 pessoas ficaram feridas, incluindo 20 bombeiros. Só em New South Wales os fogos já atingiram 200 casas e anexos e já arderam perto de 970 mil hectares, de acordo com o news.com.au. O governo regional de New South Wales já declarou o estado de emergência.

As autoridades australianas temem que o pior ainda esteja por vir. As previsões meteorológicas para esta terça-feira apontam para temperatuas elevadas, ventos fortes e tempo seco, uma combinação que pode resultar num dos dias mais perigosos de incêndios florestais na história da Austrália.

Partilhe a notícia

Escolha do ocnsumidor 2025

Descarregue a nossa App gratuita

Nono ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.

* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com
App androidApp iOS

Recomendados para si

Leia também

Últimas notícias


Newsletter

Receba os principais destaques todos os dias no seu email.

Mais lidas