Meteorologia

  • 23 ABRIL 2024
Tempo
15º
MIN 13º MÁX 24º

Iraque: Três manifestantes morrem em confrontos com a polícia

Três manifestantes foram mortos a tiros durante confrontos com a polícia, no domingo à noite, nas proximidades do consulado iraniano em Kerbala, ao sul de Bagdad, disse o chefe da medicina forense local à agência de notícias AFP.

Iraque: Três manifestantes morrem em confrontos com a polícia
Notícias ao Minuto

09:22 - 04/11/19 por Lusa

Mundo Iraque

A polícia disparou munição real contra manifestantes que tentavam incendiar a representação consular da República Islâmica do Irão.

Pouco antes do intenso tiroteio, os manifestantes ergueram bandeiras iraquianas sobre os blocos de concreto que cercavam o imponente edifício consular.

"Kerbala livre, fora Irão"

Os manifestantes também escreveram nos muros do consulado "Kerbala livre, fora Irão", enquanto outros jogavam pedras e fogo de artifício ao prédio consular do país vizinho, que é de maioria xiita como grande parte dos iraquianos, sob o olhar polícias.

Também atearam fogo a pneus e as chamas eram visíveis ao redor do consulado e em uma de suas portas.

Kerbala é o lar do mausoléu da cúpula dourada do imã Hussein, neto do Profeta Muhammad. É visitado todos os anos por milhões de peregrinos iranianos. O Irão é visto pelos manifestantes como o arquiteto do atual sistema iraquiano, que consideram corrupto e incompetente.

As frequentes visitas ao Iraque durante este mês (de intensos protestos dos iraquianos) do general Qassem Soleimani, comandante das operações externas do exército ideológico iraniano, e os comentários do líder supremo do Irão Ali Khamenei, que denunciou uma "conspiração" norte-americana e israelense, não só agravou a ira dos iraquianos.

Desde quarta-feira, as autoridades pararam de comunicar os balanços dos confrontos em Bagdad e no sul do país, regiões que estão a ser atingidas por protestos desde 1º de outubro, que vai em mais de 250 mortes. Segundo fontes médicas, no entanto, uma dúzia de manifestantes já foram mortos desde então.

Leia Também: Irão: 40.º aniversário da invasão da embaixada dos EUA com protestos

Recomendados para si

;
Campo obrigatório