Meteorologia

  • 19 ABRIL 2024
Tempo
15º
MIN 14º MÁX 21º

Brexit: Líderes dos 27 aprovam acordo. Saída acontecerá a 31 de outubro

Depois do presidente da Comissão Europeia e do primeiro-ministro britânico chegarem a acordo, foi a vez do Conselho Europeu dar 'luz verde'. Informação foi revelada no Twitter.

Brexit: Líderes dos 27 aprovam acordo. Saída acontecerá a 31 de outubro
Notícias ao Minuto

17:18 - 17/10/19 por Notícias ao Minuto com Lusa

Mundo Brexit

Os líderes dos 27 Estados-membros da União Europeia aprovaram o acordo da saída do Reino Unido da União Europeia. A informação foi avançada no Twitter e em conferência de imprensa, em Bruxelas.

"O Conselho Europeu endossou este acordo [...] Nessa premissa, o Conselho Europeu convida a Comissão, o Parlamento Europeu, e o Conselho a empreenderem os passos necessários para assegurar que o acordo entra em vigor a 1 de novembro de 2019", declarou Donald Tusk, em conferência de imprensa, durante a cimeira europeia.

Este acordo terá agora de ser ratificado pelo parlamento britânico e pelo Parlamento Europeu. Em caso de aprovação, a decisão entra em vigor a 1 de novembro, ou seja, a saída do Reino Unido da União Europeia acontecerá, como previsto, no último dia deste mês. 

Em conferência de imprensa, Jean-Claude Juncker declarou que "este acordo protege os direitos dos cidadãos, a paz e a estabilidade da UE. [...] O acordo responde aos anseios das pessoas".

"Há um novo protocolo sobre a Irlanda e a Irlanda do Norte (...) para proteger o mercado único. [E] mantém-se o período de transição até ao final de 2020", concluiu.

De lembrar que Juncker já tinha, esta quinta-feira, descartado um novo adiamento da saída do Reino Unido da União Europeia, defendendo que perante um acordo reformulado não há argumentos para novas extensões, mesmo que o parlamento britânico rejeite o texto.

Pela manhã, Juncker e Boris Johnson anunciaram, através das redes sociais, que chegaram a um novo acordo para a saída "ordenada" do Reino Unido do bloco comunitário.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório