Meteorologia

  • 27 ABRIL 2024
Tempo
12º
MIN 11º MÁX 17º

Bruxelas pede adoção de plano de acolhimento rápido de migrantes

O comissário europeu para a Migração pediu hoje aos Estados-membros que apoiem um plano provisório para retirar rapidamente os migrantes dos barcos no Mar Mediterrâneo e distribuí-los pelos países que os possam acolher.

Bruxelas pede adoção de plano de acolhimento rápido de migrantes
Notícias ao Minuto

10:54 - 08/10/19 por Lusa

Mundo Migrações

"Este é o momento para todos os Estados-membros mostrarem mais solidariedade e mais responsabilidade", afirmou Dmitris Avramopoulos, numa reunião realizada hoje no Luxemburgo pelos ministros do Interior da União Europeia.

Alemanha, França, Itália e Malta pediram a Bruxelas que aprove um "processo acelerado" para acolher os migrantes que pedem asilo ou devolver ao país de origem quem não se qualifique.

O processo, defendem, deve ter um prazo máximo de quatro semanas.

O sistema, explicam os países que apresentaram a proposta, deve funcionar com base em pré-declarações dos países que estão dispostos a acolher os requerentes de asilo e adotar procedimentos simplificados.

Apesar de defender o plano provisório, Avramopoulos sublinhou que a UE "não pode apenas tentar encontrar soluções 'ad-hoc'" porque o que precisa é "de mecanismos permanentes".

Recomendados para si

;
Campo obrigatório