Caso Ucrânia: Democratas pedem oficialmente documentação à Casa Branca

Os dirigentes democratas que dirigem o inquérito do Congresso dos EUA no quadro do processo de destituição de Donald Trump solicitaram oficialmente na sexta-feira à Casa Branca documentação relacionada com a Ucrânia até ao próximo dia 18.

Notícia

© Lusa

Lusa
05/10/2019 06:41 ‧ 05/10/2019 por Lusa

Mundo

EUA

"A Casa Branca recusou colaborar, e até responder, a pedidos múltiplos de comissões para a entrega voluntária de documentos. Ao fim de mais de um mês de obstrução, parece evidente que o presidente escolheu a via do desafio, do entrave e das operações de dissimulação", escreveram, em comunicado.

"Lamentamos profundamente que o presidente Trump nos tenha colocado, bem como ao país, nesta posição, mas os seus atos não nos deixam outra escolha", concluíram.

Na missiva, os democratas detalharam que querem estudar "o desenrolar dos acontecimentos, designadamente as tentativas do Governo de pressionar o Presidente ucraniano para que abrisse um inquérito sobre o antigo vice-Presidente, bem como as razões por trás da decisão da Casa Branca de suspender a entrega de uma ajuda militar crucial para a Ucrânia, que tinha sido autorizada pelo Congresso para lutar contra a agressão russa".

 

Partilhe a notícia

Escolha do ocnsumidor 2025

Descarregue a nossa App gratuita

Nono ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.

* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com
App androidApp iOS

Recomendados para si

Leia também

Últimas notícias


Newsletter

Receba os principais destaques todos os dias no seu email.

Mais lidas