Meteorologia

  • 28 MARçO 2024
Tempo
14º
MIN 11º MÁX 18º

Negociações do Reino Unido com a UE registaram "um impulso"

As negociações entre o Reino Unido e a União Europeia registaram um "impulso", considerou hoje o ministro britânico para o Brexit, após ter-se reunido em Bruxelas com o negociador-chefe do bloco comunitário, Michel Barnier.

Negociações do Reino Unido com a UE registaram "um impulso"
Notícias ao Minuto

14:55 - 20/09/19 por Lusa

Mundo Brexit

"Penso que as duas partes querem chegar a um acordo e estamos a trabalhar arduamente para que isso aconteça. Estamos a avançar, houve um impulso [nas negociações] e as discussões [a nível técnico] vão continuar na próxima semana", declarou Steve Barclay à saída do encontro com a equipa de negociadores da União Europeia (UE), em Bruxelas.

O ministro britânico sublinhou que há "um desejo comum", que ficou patente no encontro de hoje, de "alcançar um acordo", uma vez que Londres e Bruxelas reconhecem que o mesmo é do interesse de ambas as partes.

"Ninguém quer um 'no deal', pois seria disruptivo para os dois lados", afirmou, lembrando que, quer o primeiro-ministro britânico, Boris Johnson, quer o presidente da Comissão Europeia, Jean-Claude Juncler, estimam que um acordo ainda é possível.

Admitindo que "ainda há um trabalho significativo a fazer", Barclay destacou que estão a decorrer discussões "sérias" e "detalhadas" entre as equipas negociadoras de modo a fazer avançar o impasse registado até agora.

A reunião de hoje entre o principal negociador da UE e o ministro britânico para o 'Brexit' incidiu na análise "de um primeiro conjunto de conceitos, princípios e ideias" apresentadas pelo Reino Unido para desbloquear o impasse das negociações da saída do Reino Unido do bloco comunitário, agendada para 31 de outubro.

"Michel Barnier encontrou-se hoje com Steve Barclay em Bruxelas para analisar o ponto da situação das negociações do 'Brexit', tanto no que diz respeito ao mecanismo de salvaguarda para evitar uma fronteira rígida na ilha da Irlanda, como à Declaração Política da relação futura. Ambos concordaram que as discussões técnicas devem prosseguir", informou a Comissão Europeia num comunicado divulgado após a conclusão da reunião.

O encontro entre Barnier e Barclay aconteceu horas depois de o Governo britânico ter enviado à União Europeia "documentos técnicos confidenciais que refletem as ideias que o Reino Unido tem avançado" para rever o Acordo de Saída rejeitado pelo parlamento britânico.

De acordo com o Governo de Boris Johnson, os documentos que estão a ser analisados pela equipa negocial da UE são "non-papers", o que significa que são documentos oficiosos, que se destinam a ser discutidos e não constituem propostas formais.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório