Meteorologia

  • 25 ABRIL 2024
Tempo
18º
MIN 13º MÁX 19º

China confirma que deteve taiwanês por partilhar fotos de polícia

A China confirmou hoje que deteve um homem de Taiwan por alegadamente ter "prejudicado a segurança nacional" ao partilhar fotos da polícia paramilitar chinesa junto à fronteira com Hong Kong no mês passado.

China confirma que deteve taiwanês por partilhar fotos de polícia
Notícias ao Minuto

09:59 - 11/09/19 por Lusa

Mundo China

Lee Meng-chu está sob investigação por suspeita de envolvimento em atividades criminosas "prejudiciais à segurança nacional", revelou Ma Xiaoguang, porta-voz do Gabinete para os Assuntos de Taiwan do Governo chinês, sem avançar mais detalhes.

Lee desapareceu em 20 de agosto, depois de enviar fotos da polícia paramilitar ao prefeito de Fangliao, uma pequena comunidade de pescadores no sul de Taiwan.

O prefeito, Archer Chen, disse que tentou contactar Lee nesse mesmo dia, mas que não conseguiu.

Lee costumava viajar para a China e era consultor voluntário do município para ajudar a promover os seus negócios, disse Chen.

A agência noticiosa de Taiwan informou que Lee também partilhou as fotos com o seu irmão.

Veículos do exército e da polícia paramilitar da China estão reunidos em Shenzhen, cidade que faz fronteira com a região semiautónoma de Hong Kong, que há mais de três meses é palco de protestos pró-democracia.

China e Taiwan vivem como dois territórios autónomos desde 1949, altura em que o antigo governo nacionalista chinês se refugiou na ilha, após a derrota na guerra civil frente aos comunistas.

No entanto, Pequim considera Taiwan parte do seu território, e não uma entidade política soberana.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório