Meteorologia

  • 19 ABRIL 2024
Tempo
15º
MIN 14º MÁX 21º

Antigo diplomata chinês naturalizado australiano acusado de espionagem

Um antigo diplomata chinês naturalizado australiano, que foi dado como desaparecido na China no início deste ano, foi formalmente acusado de "espionagem" pelas autoridades chinesas, informou hoje a ministra dos Negócios Estrangeiros australiana, Marise Payne.

Antigo diplomata chinês naturalizado australiano acusado de espionagem
Notícias ao Minuto

03:58 - 27/08/19 por Lusa

Mundo China

Yang Hengjun, antigo funcionário do ministério chinês dos Negócios Estrangeiros, de 53 anos, foi detido, em janeiro passado, na cidade de Cantão, sul da China, quando fazia escala a caminho da Austrália, e esteve até à data numa espécie de "prisão domiciliária", sem que se soubesse o local ou motivo da detenção.

Segundo Payne, Yang foi na semana passada formalmente acusado de "espionagem".

"O estado de saúde de Yang preocupa-nos muito, assim como as condições sob as quais está detido", disse a ministra australiana, em comunicado. "Se Yang foi detido apenas devido às suas convicções políticas, ele deve ser libertado", apelou.

A ministra disse esperar que "os padrões fundamentais da justiça e equidade processual sejam respeitados".

O caso surge numa altura de tensões entre Camberra e Pequim, que se deteriorou depois de o Governo australiano ter banido a gigante chinesa das telecomunicações Huawei de fornecer equipamento para a construção da rede de Internet 5G na Austrália, no ano passado.

A influência chinesa nos assuntos internos da Austrália e o aumento da presença militar da China no Oceano Pacífico têm vindo a aumentar a suspeição face a Pequim.

O quase total silêncio da China sobre este caso, apesar dos vários apelos da Austrália, e a recusa em permitir visitas consulares ao detido, serviu para aumentar a tensão.

Na segunda-feira, as autoridades australianas revelaram terem apurado que Huang Xiangmo, um empreendedor imobiliário chinês com ligações ao Partido Comunista da China, doou 100.000 dólares australianos (cerca de 61.000 euros) para a sede do Partido Trabalhista Australiano (Oposição), antes da eleições de 2015.

Huang foi proibido de regressar à Austrália em fevereiro passado.

A Austrália tem tentado evitar disputas com a China, que é o seu principal parceiro comercial, mas o comunicado de Payne foi particularmente forte.

"Yang esteve detido em Pequim sob condições duras e sem acusação formal durante mais de sete meses", escreveu.

"Durante este período, a China não explicou as razões da detenção e não permitiu visitas consulares ou de familiares", acusou.

O regime chinês tem um longo historial de prisão de dissidentes, alguns deles a residir no exterior, para depois acusá-los de crimes como subversão.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório