Meteorologia

  • 29 MARçO 2024
Tempo
MIN 8º MÁX 15º

Quase extinto, há nova esperança para rinoceronte branco do Norte

Novo procedimento permitiu recolher óvulos das duas últimas fêmeas do mundo.

Quase extinto, há nova esperança para rinoceronte branco do Norte
Notícias ao Minuto

16:23 - 23/08/19 por Pedro Filipe Pina

Mundo Animais

Já quase não há rinocerontes brancos do Norte.

Este tipo de rinoceronte está há já vários anos sob ameaça extrema de extinção. Há, no entanto, uma nova janela de oportunidade, uma que poderá ajudar a evitar que esta se torne mais uma espécie que já só conhecemos de memória.

Najin, de 30 anos, e a filha Fatu, de 19, são as últimas fêmeas desta espécie. Ambas vivem num espaço de conservação no Quénia e têm mostrado incapacidade para engravidar.

De resto, o último macho da espécie já morreu, no ano passado, no mesmo espaço queniano. Chamava-se Sudan e era o pai de Najin (e avô de Fatu). É ele na imagem. No final de vida, já não tinha o cobiçado corno - retirado para sua própria defesa - e era guardado por homens armados.

A esperança de que a Sky News dá conta é o resultado de anos de pesquisa e de um novo procedimento, que permitiu recolher um total de dez óvulos destas duas fêmeas. 

Eis o plano: estes óvulos serão inseminados de forma artificial, com recurso a sémen conservado de um macho da mesma espécie. Depois, será um rinoceronte branco do Sul, fêmea, a levar a gravidez até ao fim.

Se o procedimento for bem sucedido e puder ser repetido, as gerações futuras ainda poderão ter uma oportunidade de conhecer um rinoceronte branco do Norte.

Entre os anos 70 e 80, os poucos exemplares ainda existentes desta espécie foram desaparecendo à conta da atividade humana. Caçadores furtivos fizeram com que, no espaço de duas décadas, a população descesse dos cerca de 500 para apenas 15 exemplares.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório