Meteorologia

  • 14 OUTUBRO 2019
Tempo
19º
MIN 13º MÁX 19º

Edição

Surto de listeriose em Espanha fez vítima mortal. Há mais de 100 afetados

A doença foi disseminada por carne contaminada. Já foi decretado um alerta sanitário.

Surto de listeriose em Espanha fez vítima mortal. Há mais de 100 afetados

Uma mulher de 90 anos foi a primeira vítima mortal do surto de listeriose que está a atacar Espanha. A idosa morreu na Unidade de Cuidados Intensivos do Hospital  Virgen del Rocío de Sevilla, na madrugada de segunda-feira, onde tinha sido uma das primeiras internadas por causa da doença disseminada através de carne contaminada. Em Andaluzia, conta o La Vanguardia, a doença já afetou 114 pessoas, entre elas 18 mulheres grávidas e dois bebés.

Depois de terem início em 15 de agosto, os casos de listeriose estão a começar a aparecer em várias zonas do país. A maior parte dos casos de pessoas infetadas pela bactéria regista-se em Sevilha e Huelva, mas houve ainda cinco casos detetados na Estremadura e um em Madrid.

A origem do surto foi identificada na carne 'Mechá', da empresa Magrudis, tendo a ministra da Saúde espanhola assegurado ao jornal que desde o passado dia 16 estava ativo em todo o território um alerta da rede de segurança alimentar e que todas as comunidades estão avisadas para que caso se localize o produto este seja retirado de venda.

Segundo a página da Direção Geral de Saúde (DGS) a listeriose é uma infeção causada pela bactéria Listeria monocytogenes (L. monocytogenes), habitualmente associada ao consumo de alimentos contaminados. Manifesta-se por uma gastroenterite com febre, náuseas e diarreia. Apesar de pouco frequente, a infeção pode ser grave, especialmente em imunodeprimidos e recém-nascidos.

Recomendados para si

Seja sempre o primeiro a saber.
Acompanhe o site eleito pelo segundo ano consecutivo Escolha do Consumidor.
Descarregue a nossa App gratuita.

Apple Store Download Google Play Download

Campo obrigatório