Meteorologia

  • 18 ABRIL 2024
Tempo
16º
MIN 16º MÁX 26º

Colapso de glaciar no Alasca foi captado em vídeo

Dois homens, que estavam a andar de caiaque, testemunharam em primeiro plano o momento em que o glaciar colapsou.

Notícias ao Minuto

09:09 - 18/08/19 por Notícias Ao Minuto

Mundo Alasca

Andrew Hooper e Josh Bastyr estavam a andar de caiaque perto do glaciar Spencer, no Alasca, Estados Unidos, quando ouviram o som de gelo a quebrar. Aproximaram-se do local de onde julgavam vir o som e algum tempo depois tiveram uma visão privilegiada, embora arriscada, para o colapso de parte do glaciar.

O momento foi filmado por ambos e nas imagens pode-se ver o glaciar a colapsar e a cair na água e a projetar com alguma violência uma massa de água e pequenos pedaços de gelo na direção dos homens.

Hooper e Bastyr escaparam ilesos e entusiasmados por terem tido a oportunidade de testemunhar o glaciar a colapsar, segundo a CNN. Os dois admitem que a posição em que estavam quando o glaciar colapsou pesou no desfecho feliz daquela situação.

Momentos como este poderão ser testemunhado com mais frequência nos próximos meses e anos. De acordo com o US Global Change Research Program, as temperaturas no estado do Alasca estão a ficar mais quentes a um ritmo superior do que o registado em qualquer outro estado norte-americano.

Em julho deste ano, as temperaturas na cidade de Anchorage atingiram um recorde de 32ºC.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório