Meteorologia

  • 16 ABRIL 2024
Tempo
17º
MIN 13º MÁX 26º

Boko Haram mata mais 23 pessoas num ataque na Nigéria

Combatentes do grupo jihadista Boko Haram mataram hoje 23 pessoas num ataque feito numa aldeia do nordeste da Nigéria, após uma cerimónia fúnebre, segundo fontes locais.

Boko Haram mata mais 23 pessoas num ataque na Nigéria
Notícias ao Minuto

22:52 - 27/07/19 por Lusa

Mundo Boko Haram

Próximo das 10:30 GMT (11:30 em Lisboa), os rebeldes chegaram em três motos e abriram fogo sobre um grupo de homens que regressava da aldeia vizinha, onde tinham participado em funerais, no distrito de Nganzai, a 90 quilómetros da capital regional, Maiduguri.

"Os nossos homens encontraram 23 corpos no local do ataque, que ocorreu esta manhã", declarou à AFP Bunu Bukar, membro da milícia empenhada na luta contra o Boko Haram.

Um responsável local de Nganzai, em declarações à AFP por telefone, confirmou o ataque e o número de mortos.

"Recebi informações dizendo que o Boko Haram tinha morto 23 pessoas perto de Badu Kuluwu esta manhã", afirmou o responsável que preferiu manter o anonimato.

Os corpos estavam a ser guardados pelas milícias e caçadores locais, depois de os sobreviventes terem dado o alerta sobre o ataque nas suas aldeias, descreveu um habitante, Saleh Masida.

O Boko Haram está ativo naquela zona onde leva a cabo regularmente ataques contra aldeias, pilhando víveres e incendiando casas.

Em setembro passado, os rebeldes mataram oito pessoas e levaram animais em duas aldeias do distrito de Nganzai.

O Boko Haram, braço do grupo Estado Islâmico, intensificou os ataques contra civis e armados nos últimos meses.

Ainda na última quinta-feira, membros do Boko Haram atacaram um campo de deslocados na periferia de Maiduguri, matando duas pessoas e pilhando as reservas de alimentos, depois de terem invadido a base militar situada na proximidade.

O conflito já fez 27.000 mortos e mais e dois milhões de deslocados em dez anos.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório