Uma barragem rompeu-se na tarde desta quinta-feira no Brasil, mais concretamente na localidade de Pedro Alexandre, localizada a cerca de 435 quilómetros de Salvador.
O rompimento surge após chuvas intensas que se têm feito seguir na região. Não há registo de feridos mas duas cidades receberam ordem de evacuação.
A barragem em causa transbordou por volta das 06h (hora local, 10h em Lisboa) desta quinta-feira, mas a estrutura só cedeu horas mais tarde, pelas 11h (hora local, 15h em Lisboa).
Imagens divulgadas nas redes sociais mostram a força das águas após o rompimento da barragem.
Segundo o portal G1, as duas cidades que receberam ordem de evacuação foram Pedro Alexandre e Coronel João Sá. Ambas as cidades têm cerca de 17 mil habitantes cada uma e estão separadas por cerca de 33 quilómetros. A principal preocupação está com as centenas de famílias que vivem perto da zona do rio e que, como tal, correm maior risco perante o avanço das águas.
A imprensa brasileira, porém, salienta que autoridades brasileiras se têm deparado com a resistência de alguns habitantes, que se recusam a abandonar as suas habitações.
Nas redes sociais circulam igualmente imagens que mostram estradas inundadas. Por conta da quantidade de lama, as estradas estão intransitáveis, o que dificulta a resposta por parte das autoridades brasileiras.
Embora sem registo de feridos, há já registo de habitações danificadas e de uma localidade que está rodeada de água.
Carlinhos Sobral, autarca da cidade Coronel João Sá, publicou um vídeo nas redes sociais onde alerta para o risco que as pessoas correm ao quererem continuar em casa, contrariando indicações de bombeiros e polícia.
Ver esta publicação no Instagram
[Notícia atualizada às 19h30]