Meteorologia

  • 25 ABRIL 2024
Tempo
15º
MIN 13º MÁX 19º

Fogo destrói grande armazém da destilaria do 'bourbon' Jim Beam

Um fogo destruiu um grande armazém da marca Jim Beam onde estavam guardados 45 mil barris de 'bourbon', provocando chamas elevadas e um calor tão grande quem derreteu partes das viaturas dos bombeiros, informaram hoje as autoridades.

Fogo destrói grande armazém da destilaria do 'bourbon' Jim Beam
Notícias ao Minuto

22:47 - 03/07/19 por Lusa

Mundo Kentucky

Bombeiros de quatro condados combateram o sinistro, que começou ao fim de terça-feira. As suspeitas incidem sobre uma trovoada, mas os investigadores ainda não conseguiram iniciar a busca da causa, afirmou o diretor dos Serviços de Urgência do condado de Woodford, Drew Chandler.

Não há notícias de feridos, acrescentou Chandler. Depois de contido o fogo, os bombeiros deixaram que continuasse hoje durante várias horas, acrescentou.

"Quanto mais o fogo arder, mais o álcool destilado arde com ele" afirmou, durante uma entrevista telefónica. "Portanto, quando o forem extinguir, haverá menos líquido contaminado a ir para um afluente de um rio com água potável".

Responsáveis da empresa disseram que estão a trabalhar com as autoridades para avaliar os estragos ambientais.

A destilaria contratou uma equipa de limpeza de emergência e dirigentes estaduais da área do ambiente estão a procurar controlar o escoamento de 'bourbon' para um rio nas proximidades, que vai afluir no Rio Kentucky, disse um porta-voz do serviço estadual de Energia e Ambiente, John Mura.

Este armazém, com vários andares, continha cerca de um por cento do inventário de 'bourbon' da empresa.

Um barril padrão de 'bourbon' contém líquido suficiente para encher 150 a 200 garrafas de 0,75 litros, segundo a imprensa local. Se todos os barris estivessem cheios, a perda representaria seis milhões de garrafas, pelas contas do Courier Journal, um título de Louisville.

Mas a empresa já informou que o líquido perdido era "um whiskey relativamente jovem", o que significa que ainda não tinha atingido a maturidade para ser engarrafado para consumo.

Jim Beam é a maior marca mundial de 'bourbon'. Esta clássica marca norte-americana é possuída por uma empresa japonesa de bebidas, a Suntory Holdings.

A empresa opera 126 armazéns de barris no Estado do Kentucky, onde estão cerca de 3,3 milhões de barris.

Em junho, uma tempestade provocou o colapso de um armazém de outra destilaria, a O.Z. Tyler Distillery, em Owensboro.

As destilarias do Kentucky produzem 95% do 'bourbon' no mundo, segundo a sua associação, a Kentucky Distillers Association (KDA).

Este setor industrial está em pleno 'boom' de construção, com investimentos quantificados em 2,3 mil milhões de dólares (dois mil milhões de euros). Os projetos incluem a construção e expansão de instalações, mais armazéns e linhas de engarrafamento e novos e expandidos centros turísticos.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório