Bombeiros de quatro condados combateram o sinistro, que começou ao fim de terça-feira. As suspeitas incidem sobre uma trovoada, mas os investigadores ainda não conseguiram iniciar a busca da causa, afirmou o diretor dos Serviços de Urgência do condado de Woodford, Drew Chandler.
Não há notícias de feridos, acrescentou Chandler. Depois de contido o fogo, os bombeiros deixaram que continuasse hoje durante várias horas, acrescentou.
"Quanto mais o fogo arder, mais o álcool destilado arde com ele" afirmou, durante uma entrevista telefónica. "Portanto, quando o forem extinguir, haverá menos líquido contaminado a ir para um afluente de um rio com água potável".
Responsáveis da empresa disseram que estão a trabalhar com as autoridades para avaliar os estragos ambientais.
A destilaria contratou uma equipa de limpeza de emergência e dirigentes estaduais da área do ambiente estão a procurar controlar o escoamento de 'bourbon' para um rio nas proximidades, que vai afluir no Rio Kentucky, disse um porta-voz do serviço estadual de Energia e Ambiente, John Mura.
Este armazém, com vários andares, continha cerca de um por cento do inventário de 'bourbon' da empresa.
Um barril padrão de 'bourbon' contém líquido suficiente para encher 150 a 200 garrafas de 0,75 litros, segundo a imprensa local. Se todos os barris estivessem cheios, a perda representaria seis milhões de garrafas, pelas contas do Courier Journal, um título de Louisville.
Mas a empresa já informou que o líquido perdido era "um whiskey relativamente jovem", o que significa que ainda não tinha atingido a maturidade para ser engarrafado para consumo.
Jim Beam é a maior marca mundial de 'bourbon'. Esta clássica marca norte-americana é possuída por uma empresa japonesa de bebidas, a Suntory Holdings.
A empresa opera 126 armazéns de barris no Estado do Kentucky, onde estão cerca de 3,3 milhões de barris.
Em junho, uma tempestade provocou o colapso de um armazém de outra destilaria, a O.Z. Tyler Distillery, em Owensboro.
As destilarias do Kentucky produzem 95% do 'bourbon' no mundo, segundo a sua associação, a Kentucky Distillers Association (KDA).
Este setor industrial está em pleno 'boom' de construção, com investimentos quantificados em 2,3 mil milhões de dólares (dois mil milhões de euros). Os projetos incluem a construção e expansão de instalações, mais armazéns e linhas de engarrafamento e novos e expandidos centros turísticos.