Boris Johnson vence terceira volta para liderança dos conservadores

Esta foi a terceira volta de votações para escolher o futuro líder do Partido Conservador, após afastamento de Theresa May.

Ministro britânico Boris Johnson fala do "fim de uma era para Cuba"

© Reuters

Sara Gouveia
19/06/2019 18:28 ‧ 19/06/2019 por Sara Gouveia

Mundo

Reino Unido

Boris Johnson voltou a sair vencedor naquela que foi a terceira volta para escolher o sucessor de Theresa May na liderança do partido Conservador. Na corrida para a nomeação como primeiro-ministro britânico, mantém-se ainda Jeremy Hunt, ministro dos Negócios Estrangeiros, Michael Gove, atual ministro do Ambiente e Sajid Javid, atual ministro do Interior.

O favorito ao lugar passou na terceira volta com 143 votos dos 313 deputados conservadores, tendo já saído vencedor das duas voltas anteriores. Os restantes três candidatos conseguiram: Jeremy Hunt: 54 votos, Michael Gove: 51 votos e Sajid Javid: 38 votos.

Rory Stewart, atual ministro do Desenvolvimento Internacional, era o candidato que se previa ter menos hipóteses de passar à próxima volta devido ao apoio reduzido, o que veio a confirmar-se. Com apenas 27 votos, foi eliminado por ter sido o candidato com menos votos alcançados.

Boris Johnson venceu destacado as duas voltas anteriores e recebeu o apoio de quatro dos cinco candidatos até agora eliminados, nomeadamente Esther McVey, Andrea Leadsom, Matt Hancock e Dominic Raab.

Os quatro candidatos restantes serão submetidos a novas votações, esta quinta-feira, levadas a cabo pelos 313 deputados conservadores, até restarem apenas dois finalistas. Se um deles não desistir a favor do outro, o voto é alargado e o vencedor será escolhido pelos cerca de 160 mil militantes do partido, um processo que deverá acabar no final de julho. Theresa May mantém-se em funções até esse momento, mas deverá apresentar a demissão logo que o sucessor esteja definido.

[Notícia atualizada às 18h35] 

Partilhe a notícia

Escolha do ocnsumidor 2025

Descarregue a nossa App gratuita

Nono ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.

* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com
App androidApp iOS

Recomendados para si

Leia também

Últimas notícias


Newsletter

Receba os principais destaques todos os dias no seu email.

Mais lidas