Indonésia devolve aos EUA cinco contentores com resíduos não declarados

A Indonésia devolveu cinco contentores de lixo aos Estados Unidos por terem sido encontrados resíduos não declarados no seu interior, informaram hoje fontes oficiais.

Jovem indonésia de 15 anos violada por irmão condenada por abortar

© Reuters

Lusa
17/06/2019 09:04 ‧ 17/06/2019 por Lusa

Mundo

Pacotes

O porta-voz do ministério do Meio Ambiente indonésio, Djati Witjaksono Hadi, adiantou que o carregamento, que chegou em março ao porto de Tanjung Perak, na cidade de Surabaya, e deveria conter papel, tinha também pacotes de alimentos, roupa, sapatos, fraldas e madeira, entre outros resíduos.

Witjaksono disse que as autoridades alfandegárias devolveram o lixo na sexta-feira, sublinhando que este veio de uma empresa canadiana, embora o porto de origem da mercadoria seja Seattle, nos Estados Unidos.

"A Indonésia está comprometida em manter o território nacional livre de encargos desnecessários que afetem nossa capacidade de preservar o meio ambiente, como a chegada de lixo indesejado ou resíduos de outros países", disse o ministério em comunicado.

Desde que a China proibiu a importação de resíduos plásticos não recicláveis em 2018, os contentores vão em grande parte para países do sudeste asiático como a Malásia, Filipinas e Indonésia.

Em 29 de abril, a Malásia devolveu cinco contentores de plástico poluente a Espanha.

O arquipélago indonésio tem mais de 17.000 ilhas, uma população de mais de 265 milhões de habitantes e é um dos países com maior poluição de plásticos nos oceanos.

 

 

Partilhe a notícia

Escolha do ocnsumidor 2025

Descarregue a nossa App gratuita

Nono ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.

* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com
App androidApp iOS

Recomendados para si

Leia também

Últimas notícias


Newsletter

Receba os principais destaques todos os dias no seu email.

Mais lidas