Meteorologia

  • 28 MARçO 2024
Tempo
13º
MIN 11º MÁX 18º

Marcelo faz aterragem inédita no Príncipe

O Presidente da República português, Marcelo Rebelo de Sousa, protagonizou esta terça-feira um momento inédito, quando o avião em que viajava foi o primeiro a aterrar de noite no aeroporto na ilha do Príncipe.

Marcelo faz aterragem inédita no Príncipe
Notícias ao Minuto

21:15 - 28/05/19 por Lusa

Mundo presidente

O avião da Força Aérea Portuguesa aterrou no aeroporto da ilha do Príncipe às 18h35 (19h35 em Lisboa), quando já era de noite, tendo Marcelo Rebelo de Sousa sido recebido pelo seu homólogo são-tomense, Evaristo Carvalho, pelo primeiro-ministro são-tomense, Jorge Bom Jesus, e pelo presidente do Governo Regional do Príncipe, José Cardoso Cassandra.

"Significa uma homenagem num momento que é um momento universal, 100 anos depois da primeira confirmação de uma tese que revolucionou a ciência e a vida do mundo", disse o chefe de Estado português, referindo-se às celebrações dos 100 anos - que se assinalam na quarta-feira - da comprovação da Teoria da Relatividade Geral de Albert Einstein, que foi possível validar através de um eclipse solar total na ilha do Príncipe e na cidade brasileira do Sobral, Ceará.

Marcelo Rebelo de Sousa adiantou que esta visita é também "uma homenagem naturalmente ao Príncipe e ao povo irmão e ao país irmão de São Tomé e Príncipe, mostrando que Portugal nestes momentos está sempre presente".

Portugal "até consegue - parece impossível - uma aterragem nunca vista, à noite, em condições, penso, que inéditas aqui no Príncipe", acrescentou.

Esta deslocação à região autónoma do Príncipe "é uma promessa que foi feita e que foi cumprida".

"Disse ao Presidente Evaristo, eu prometi, eu cumpro e aqui estou a cumprir em nome de todos os portugueses", declarou.

Ao seu lado, o chefe de Estado são-tomense acrescentou: "Uma promessa feita na visita oficial" de Marcelo Rebelo de Sousa a São Tomé e Príncipe, que decorreu em fevereiro de 2018.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório