Meteorologia

  • 16 JULHO 2019
Tempo
19º
MIN 18º MÁX 20º

Edição

Morreu o quinto migrante menor de idade detido pelas autoridades dos EUA

O jovem guatemalense tinha sido detido há uma semana. Não são conhecidas as causas da morte.

Morreu o quinto migrante menor de idade detido pelas autoridades dos EUA

O governo norte-americano afirma que um adolescente de 16 anos, natural da Guatemala, morreu esta segunda-feira num posto da patrulha fronteiriça em South Texas, adianta a Associated Press. Esta é a quinta morte de um migrante menor de idade detido pela patrulha fronteiriça dos Estados Unidos desde dezembro. 

Num comunicado da U.S. Customs and Border Patrol, pode ler-se que a patrulha fronteiriça deteve o jovem há uma semana. Esta segunda-feira encontraram-no já sem vida no posto onde estava detido. Ainda não se conhece a causa da morte do jovem guatemalense. 

A U.S. Customs and Border Patrol não revelou porque é que o adolescente foi detido, mas indicou que ele deveria ser transferido em breve para um centro juvenil. 

A lei federal refere que o Departamento de Segurança Nacional deve enviar os menores que não estão acompanhados de um dos pais ou de um guardião legal para um centro do Departamento de Saúde e de Serviços Humanos no espaço de 72 horas, algo que não sucedeu neste caso. 

A patrulha fronteiriça tem sido alvo de várias críticas pela forma como tem tratado dos menores que detêm ao tentarem entrar nos Estados Unidos.

Recomendados para si

Seja sempre o primeiro a saber.
Acompanhe o site eleito pelo segundo ano consecutivo Escolha do Consumidor.
Descarregue a nossa App gratuita.

Apple Store Download Google Play Download

Campo obrigatório