Meteorologia

  • 19 JUNHO 2019
Tempo
18º
MIN 17º MÁX 19º

Edição

Alemanha devolve à Namíbia padrão português erguido por Diogo Cão

Monumento foi erguido na época dos Descobrimentos e depois roubado durante o período colonial.

Alemanha devolve à Namíbia padrão português erguido por Diogo Cão
Notícias ao Minuto

08:29 - 19/05/19 por Notícias Ao Minuto 

Mundo Descobrimentos

A Alemanha acedeu, por fim, a devolver à Namíbia um padrão português da época dos Descobrimentos que foi de lá retirado durante o colonialismo do século XIX.

A devolução do monumento de mais de 500 anos é um passo no sentido de sanar as feridas do passado colonial. “Esta restituição é uma contribuição para a reconciliação e o sentido de entendimento comum com o povo da Namíbia”, indicou a ministra da Cultura alemã, Monica Gruetters, citada pela CNN, numa cerimónia pública onde foi feito o anúncio.

O padrão tem 3,5 metros de altura e pesa 350 quilos, tendo sido erguido pelo explorador Diogo Cão no território que hoje corresponde à Namíbia. É possível distinguir perfeitamente o brasão português, com os cinco escudetes, sob uma cruz de Cristo, um marco que significava a reclamação da posse de um território.

O monumento foi retirado quando a Alemanha ocupou a Namíbia, tornando o território num império colonial. Foi mandado retirar por um comandante da marinha em 1893 e levado para a Alemanha, onde tem estado desde então.

Em 2017, o governo da Namíbia pediu formalmente a devolução do artefacto. Esta última sexta-feira, o Museu Histórico da Alemanha acedeu ao pedido. A própria ministra da Cultura viajará para a ex-colónia alemã com o responsável pelo museu, em agosto, para restituir o padrão.

Recomendados para si

Seja sempre o primeiro a saber.
Acompanhe o site eleito pelo segundo ano consecutivo Escolha do Consumidor.
Descarregue a nossa App gratuita.

Apple Store Download Google Play Download

Campo obrigatório