Meteorologia

  • 24 ABRIL 2024
Tempo
22º
MIN 12º MÁX 24º

Ataque do Boko Haram deixa 13 mortos no leste do Chade

Treze moradores de uma aldeia no leste do Chade morreram na quinta-feira num ataque conduzido por militantes do grupo 'jihadista' Boko Haram, cuja presença na região tem aumentado, anunciaram hoje as autoridades locais.

Ataque do Boko Haram deixa 13 mortos no leste do Chade
Notícias ao Minuto

20:43 - 17/05/19 por Lusa

Mundo Boko Haram

O ataque na aldeia de Ceilia, a 40 quilómetros da cidade de Bol, capital da província Lago, terá sido conduzido por membros do grupo islâmico durante a madrugada.

"O ataque aconteceu às 06:00 locais [mesma hora em Lisboa]. Elementos do Boko Haram mataram quatro pessoas, entre as quais o chefe da aldeia e a sua família, e incendiaram parte da aldeia. O incêndio matou outras nove pessoas enquanto saíam", disse o secretário-geral da província do Lago Chade, Dimouya Soiapebé, à agência France-Presse.

"Elementos armados do Boko Haram atuam, geralmente, durante a noite para realizar os ataques. Neste caso, surpreenderam os aldeões durante a madrugada, no mês do Ramadão", acrescentou Soiapebé, referindo que as forças de defesa e segurança continuam a patrulhar a área e que há uma estratégia para o seu reforço.

Desde junho de 2018, foram registados pelo menos sete ataques deste grupo 'jihadista' em território chadiano.

O grupo Boko Haram foi criado em 2002 no nordeste da Nigéria por Mohameh Yusuf, após o abandono do norte do país pelas autoridades.

Inicialmente, os seus ataques eram dirigidos à polícia nigeriana, uma vez que representava o Estado. No entanto, desde a morte de Yusuf, em 2009, o grupo passou a ter uma abordagem mais radical.

Desde então, o Boko Haram matou mais de 20.000 pessoas e as suas ofensivas provocaram aproximadamente dois milhões de deslocados, de acordo com as Nações Unidas.

Em 2015, com a sua filiação no autoproclamado Estado Islâmico, o grupo adotou também a denominação Estado Islâmico na África Ocidental.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório