Meteorologia

  • 20 MAIO 2019
Tempo
19º
MIN 17º MÁX 23º

Edição

Turquia defende direito de perfurar em zonas marítimas próximas de Chipre

O ministro dos Negócios Estrangeiros turcoa, Mevlüt Çavusoglu, enviou hoje uma carta a responsáveis internacionais, entre eles a chefe da diplomacia europeia Federica Mogherini, para defender o direito do país em explorar hidrocarbonetos nas águas próximas de Chipre.

Turquia defende direito de perfurar em zonas marítimas próximas de Chipre
Notícias ao Minuto

19:44 - 17/05/19 por Lusa

Mundo Diplomacia

O governante justificou as perfurações no Mediterrâneo oriental ao assinalar que decorrem "inteiramente na plataforma continental turca", segundo um resumo da carta publicada pela agência noticiosa turca Anadolu.

Çavusoglu precisou que o navio turco Fatih está a realizar perfurações submarinas a cerca de 75 quilómetros a oeste da costa de Chipre.

No entanto, sublinhou que esta atividade não interfere nem com as áreas de licenças concedidas pelo Governo da República de Chipre (a 'parte grega' da ilha) nem com as pretendidas pelas autoridades cipriotas turcas na ilha dividida.

Em simultâneo, o ministro criticou duramente as licenças concedidas pelo Governo cipriota grego no sul e sudeste da ilha e sublinhou que a Turquia não reconhece a sua autoridade para delimitar uma zona económica exclusiva sem resolver previamente o conflito que divide a ilha.

O ministro reiterou a posição turca de que as jazidas de hidrocarbonetos em torno de Chipre pertencem a toda a população da ilha e não deverão ser explorados antes de ser alcançado um acordo político.

Caso o Governo da República de Chipre prossiga a concessão destas jazidas de forma unilateral, a Turquia prosseguirá as atividades de exploração na mesma área, mas com licenças concedidas pela República Turca de Chipre do Norte (RTCN), apenas reconhecida por Ancara.

PCR // EL

Lusa/Fim

Recomendados para si

Seja sempre o primeiro a saber.
Acompanhe o site eleito pelo segundo ano consecutivo Escolha do Consumidor.
Descarregue a nossa App gratuita.

Apple Store Download Google Play Download

Campo obrigatório