Meteorologia

  • 24 ABRIL 2024
Tempo
13º
MIN 13º MÁX 24º

Alemanha retoma missão de treino militar no Iraque

O Ministério da Defesa alemão anunciou hoje que está a retomar a sua missão de treino militar no Iraque, após uma reavaliação da situação de segurança determinar que o nível de ameaça tinha diminuído.

Alemanha retoma missão de treino militar no Iraque
Notícias ao Minuto

11:29 - 17/05/19 por Lusa

Mundo Defesa

Segundo o Ministério, a reavaliação foi uma análise conjunta das forças de coligação que atuam no Iraque, liderada pelos Estados Unidos.

A mesma fonte referiu ainda que o nível de ameaça foi agora reduzido, para que os soldados possam novamente deixar a base e "em breve" regressar à sua missão.

Na quarta-feira, o Governo alemão indicou que suspendeu o treino de soldados iraquianos devido à escalada de tensão entre os EUA e o Irão, dizendo tratar-se de uma medida preventiva e não por haver uma ameaça concreta.

O anúncio do Governo alemão aconteceu minutos depois de o Departamento de Estado norte-americano ter ordenado a todos os funcionários não-essenciais da sua administração para abandonarem o Iraque, com caráter urgente e imediato.

As tensões na região aumentaram depois de, na semana passada, o Irão ter anunciado que retomaria o seu programa nuclear, com os EUA a responderem com o reforço da sua presença militar no Golfo, alegando "ameaças credíveis".

A Alemanha tem atualmente cerca de 160 soldados destacados no Iraque, como parte do contingente internacional de luta contra o Estado Islâmico.

Meia centena desses soldados estão estacionados numa base a norte de Bagdad, onde as forças iraquianas estão a receber treino.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório