Meteorologia

  • 28 MARçO 2024
Tempo
14º
MIN 11º MÁX 18º

Estes pistácios são protegidos por uma equipa da polícia. Saiba porquê

Serão pelo menos seis polícias a patrulhar o cultivo durante o dia, 12 durante a noite e, se necessário, será enviado um helicóptero.

Estes pistácios são protegidos por uma equipa da polícia. Saiba porquê
Notícias ao Minuto

18:10 - 16/05/19 por Notícias ao Minuto

Mundo Itália

A colheita só começa em setembro, mas segundo o capitão da polícia de Bronte, na Sicília, Nicolo Morandi, já está juntamente com os colegas a preparar-se para proteger a jóia da coroa daquela zona: os pistácios. Sim, leu bem. Este tipo de frutos secos é altamente valioso na Sicília. A região é a casa da variedade de pistácios mais premiados do mundo, os pistácios verdes de Bronte.

A equipa será composta por, pelo menos, seis polícias a patrulhar o cultivo durante o dia, 12 durante a noite e, se necessário, será enviado um helicóptero. "Vamos levar a cabo várias operações de precaução" explicou Morandi à BBC.

As árvores de pistácio crescem ao longo de 3.000 hectares nas encostas do Etna, um vulcão ativo, onde fica a comuna de Bronte. Apesar dos pistácios só representarem 1% da produção de cultivo, são facilmente os mais caros.

Denominados regularmente como o "ouro verde da Sicília", um quilograma das suas sementes, sem casca, custa normalmente mais de 15 euros. Isso é mais do dobro do preço de pistácios cultivados noutros locais como os Estados Unidos ou Irão.

O local onde são cultivados em Itália é denominado como zona protegida de origem controlada (DOC), mas no entanto tendo em conta a natureza lucrativa do cultivo, atraem por várias vezes ladrões. Conta a BBC que esses criminosos aparecem nas colheitas a meio da noite com um carro e tentam fugir com quantos pistácios conseguirem.

Em 2009 foram roubados mais de 300 quilos de pistácios de Bronte durante a época de colheita, o que origina um prejuízo na ordem dos 4.600 euros ao preço praticado hoje em dia.

Isto fez com que desde 2011, os Carabineri, a força policial italiana, tenha introduzido as patrulhas de helicóptero e tenha destacado mais agentes para a zona das colheitas.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório