Na lide taurina, de acordo com os especialistas, é considerado um gesto nobre, mas não é essa a percepção atual. Morante de la Puebla estava a meio da 'faena', em Sevilha, quando decidiu tirar alguns segundos para surpreender o público e limpar as lágrimas ao touro, no meio da arena.
O toureiro espanhol posicionou-se em frente ao animal, já moribundo, pegou num lenço e passou-lho na face, antes de continuar a lide. Estes segundos de espetáculo, que pode ver abaixo, causaram muita celeuma na opinião pública.
Muitas pessoas consideram que o gesto é de "cavalheirismo" ou até de "honra", como reflete a Voz da Galizia, mas outros qualificam o mesmo como "sádico", uma "aberração" ou "bárbaro".
"Indigno. Hoje, o toureiro Morante de la Puebla num ato de hipocrisia e sadismo secou as lágrimas a um touro durante uma corrida em Sevilha", escreve um utilizador.
El detalle de Morante y el pañolito. pic.twitter.com/hbU9cHo0RZ
— (@rafaeljcortes) 10 de maio de 2019
Silvia Barquero, presidente do partido defensor dos animais Pacma, falou numa "mente retorcida e perversa". "Dissimula mal, o toureiro, a sua assustadora falta de empatia", escreveu, nas redes sociais.
Solo una mente retorcida y perversa sería capaz de torturar a un animal hasta que la sangre le chorree por las patas y limpiar con un pañuelito una brizna de su cara. Disimula el torero mal su espeluznante carencia de empatía. ¡Abolición de la tauromaquia YA! https://t.co/2HxOhN3Jdu
— Silvia Barquero (@barquerosb) 12 de maio de 2019