Meteorologia

  • 28 MARçO 2024
Tempo
18º
MIN 11º MÁX 18º

Rússia assinala Dia da Vitória contra os nazis com paradas militares

O presidente russo, Vladimir Putin, preside hoje na Praça Vermelha em Moscovo ao desfile militar que assinala os 74 anos da vitória sobre a Alemanha nazi, em 1945.

Rússia assinala Dia da Vitória contra os nazis com paradas militares
Notícias ao Minuto

09:19 - 09/05/19 por Lusa

Mundo Cerimónia

Mais de 13 mil soldados vão desfilar no centro da capital russa devendo ser exibidos os mísseis intercontinentais, baterias antimíssil e outros equipamentos militares.

Tal como acontece todos os anos, o ponto alto da parada é a passagem do tanque T-34, utilizado durante a Segunda Guerra Mundial sendo que o Estado russo também vai dar protagonismo ao atual blindado Armata, de última geração.

Apesar da chuva, a Força Aérea marca presença com a passagem sobre Moscovo dos caças Su-35, Su-30, Mig 31 e MiG-29; o caça bombardeiro Su-34; os bombardeiros estratégicos Tu-160, Tu-22 e Tu-95 e os helicópteros de combate Mi-28 e Ka-52 e de transporte Mi-26 e Mi-8.

Dezenas de milhares de pessoas acompanham nas principais artérias do centro da capital da Rússia a parada militar.

De acordo com o Kremlin, Vladimir Putin vai percorrer sozinho o trajeto até ao palanque na Praça Vermelha visto que os principais líderes ocidentais recusam estar presentes no acontecimento desde que a Rússia ocupou a Crimeia, em 2014.

Hoje, o chefe de Estado russo felicitou os cidadãos da Península da Crimeia pela luta da libertação do território durante a ocupação nazi, nos anos 1940.

As paradas militares de 09 de maio celebram-se noutros pontos do país: em Volgogrado, antiga cidade de Estalinegrado e Sebastopol, na Crimeia, além das cerimónias militares que decorrem nas bases militares russas na Síria.

A data vai também ser assinalada na cidade ucraniana de Donetsk, capital da autoproclamada República Popular de Donetsk.

No final do desfile militar vai realizar-se a tradicional marcha do "Regimento Imortal" em que os civis levam as fotografias dos familiares que combateram "Guerra Patriótica".

Mais de 20 milhões de russos morreram na Segunda Guerra Mundial (1939-1945), entre os quais oito milhões de soldados.

O Dia da Vitória é considerado o dia nacional da Rússia.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório