Meteorologia

  • 24 JULHO 2019
Tempo
18º
MIN 17º MÁX 19º

Edição

Rússia assinala Dia da Vitória contra os nazis com paradas militares

O presidente russo, Vladimir Putin, preside hoje na Praça Vermelha em Moscovo ao desfile militar que assinala os 74 anos da vitória sobre a Alemanha nazi, em 1945.

Rússia assinala Dia da Vitória contra os nazis com paradas militares

Mais de 13 mil soldados vão desfilar no centro da capital russa devendo ser exibidos os mísseis intercontinentais, baterias antimíssil e outros equipamentos militares.

Tal como acontece todos os anos, o ponto alto da parada é a passagem do tanque T-34, utilizado durante a Segunda Guerra Mundial sendo que o Estado russo também vai dar protagonismo ao atual blindado Armata, de última geração.

Apesar da chuva, a Força Aérea marca presença com a passagem sobre Moscovo dos caças Su-35, Su-30, Mig 31 e MiG-29; o caça bombardeiro Su-34; os bombardeiros estratégicos Tu-160, Tu-22 e Tu-95 e os helicópteros de combate Mi-28 e Ka-52 e de transporte Mi-26 e Mi-8.

Dezenas de milhares de pessoas acompanham nas principais artérias do centro da capital da Rússia a parada militar.

De acordo com o Kremlin, Vladimir Putin vai percorrer sozinho o trajeto até ao palanque na Praça Vermelha visto que os principais líderes ocidentais recusam estar presentes no acontecimento desde que a Rússia ocupou a Crimeia, em 2014.

Hoje, o chefe de Estado russo felicitou os cidadãos da Península da Crimeia pela luta da libertação do território durante a ocupação nazi, nos anos 1940.

As paradas militares de 09 de maio celebram-se noutros pontos do país: em Volgogrado, antiga cidade de Estalinegrado e Sebastopol, na Crimeia, além das cerimónias militares que decorrem nas bases militares russas na Síria.

A data vai também ser assinalada na cidade ucraniana de Donetsk, capital da autoproclamada República Popular de Donetsk.

No final do desfile militar vai realizar-se a tradicional marcha do "Regimento Imortal" em que os civis levam as fotografias dos familiares que combateram "Guerra Patriótica".

Mais de 20 milhões de russos morreram na Segunda Guerra Mundial (1939-1945), entre os quais oito milhões de soldados.

O Dia da Vitória é considerado o dia nacional da Rússia.

Recomendados para si

Seja sempre o primeiro a saber.
Acompanhe o site eleito pelo segundo ano consecutivo Escolha do Consumidor.
Descarregue a nossa App gratuita.

Apple Store Download Google Play Download

Campo obrigatório