Meteorologia

  • 26 ABRIL 2024
Tempo
15º
MIN 12º MÁX 17º

ONU condena novos ataques no noreste da Síria e pede proteção de civis

O secretário-geral da ONU condenou na segunda-feira a intensificação das hostilidades no noroeste da Síria, após novos ataques a centros médicos, e exortou os beligerantes a protegerem os civis.

ONU condena novos ataques no noreste da Síria e pede proteção de civis
Notícias ao Minuto

06:34 - 07/05/19 por Lusa

Mundo Guterres

"No dia 05 de maio, três centros médicos foram atingidos por ataques aéreos, elevando para pelo menos sete o número de instalações médicas atacadas desde 28 de abril", denunciou António Guterres, em comunicado.

O chefe da ONU pediu a "todas as partes para respeitarem o direito internacional e protegerem os civis" e apelou aos "beligerantes para que se voltem a comprometer com os acordos de cessar-fogo assinados em 17 de setembro", indicou.

Os representantes do processo de Astana (Rússia, Irão e Turquia) devem "garantir todas estas condições", sublinhou Guterres.

A província de Idleb (noroeste) e os territórios adjacentes, incluindo a província vizinha de Hamah, são dominados pelo grupo extremista do Hayat Tahrir al-Cham (HTS), antigo ramo da rede terrorista Al-Qaida na Síria. O HTS tem vindo a reforçar o seu domínio na região.

De acordo com a organização Observatório Sírio dos Direitos Humanos (OSDH), várias instalações médicas foram bombardeadas nos últimos dias pelo exército russo.

"Nove escolas foram afetadas por ataques desde 30 de abril, e escolas em várias áreas foram fechadas", apontou Guterres, sem nomear a Rússia.

"O secretário-geral tem seguido com grande preocupação a intensificação das hostilidades", que envolvem "forças governamentais sírias e aliados, forças de oposição armadas e o Hayat Tahrir al-Cham", referiu.

Lançado em 2011 pela repressão das manifestações pró-democracia, o conflito na Síria ja deixou mais de 370.000 mortos.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório