Meteorologia

  • 28 MARçO 2024
Tempo
14º
MIN 11º MÁX 18º

Primeiro-ministro israelita fala do cartoon do português António

O primeiro-ministro israelita, Benjamin Netanyahu, denunciou hoje o que disse ser o aumento do antissemitismo no mundo, e deu como um dos exemplos o cartoon do autor português António.

Primeiro-ministro israelita fala do cartoon do português António
Notícias ao Minuto

21:37 - 01/05/19 por Lusa

Mundo Netanyahu

"Vivemos um paradoxo, admiração por todo o mundo para com o Estado judeu, acompanhada em alguns círculos por um aumento do antissemitismo", disse Netanyahu, acrescentando: "A extrema esquerda e a extrema direita só concordam num ponto: o ódio aos judeus".

O primeiro-ministro, que falava numa cerimónia na véspera das comemorações consagradas em Israel à memoria do genocídio, exemplificou o ódio com um ataque que fez um morto numa sinagoga na Califórnia e com o cartoon, publicado no jornal New York Times.

O desenho do autor português, representando o Presidente dos Estados Unidos como se fosse cego e com um quipá na cabeça, sendo guiado por um cão com a cara de Netanyahu, foi publicado no jornal e depois retirado, com um pedido de desculpas. O cartoonista negou que o desenho tivesse qualquer pendor antissemita.

Netanyahu falava no Yad Vashem, o memorial do Holocausto em Jerusalém, na presença dos principais dirigentes israelitas e na véspera da comemoração do "Yom HaShoah", o dia do holocausto.

O antissemitismo está a aumentar na Europa e na América do Norte, segundo um relatório do Centro Kantor para o estudo do judaísmo na Europa e divulgado pelo Congresso Judaico Europeu.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório